terça-feira, 30 de março de 2021

Bozo irritou os militares.

 


Bolsonaro irritou militares e Araújo piorou o caldo

Jornalistas com longa trajetória de contatos com os militares, como Igor Gielow, na Folha, e Roberto Godoy, no Estadão, relatam a irritação dos militares com a afirmação de que “democracia e liberdade só existe(m) quando as Forças Armadas querem”.

Do nada, foram arrastadas à evidenciação de uma posição de tutela que, mesmo sendo real neste governo, sempre foi religiosamente negada desde a redemocratização do país.

E no meio do torvelinho causado pelo tuíte pornográfico do presidente durante o Carnaval, que já os tinha deixados chocados e contrariados.

Os “remendos” feitos por Hamílton Mourão, longe de endossar Bolsonaro, apenas o colocam como alguém que se expressou mal, como se coubesse dizer isso de um presidente que vai falar em público diante de uma tropa formada.

Mas a coisa ficou um pouco pior, agora à noitinha, com as declarações do desafeto dos militares, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, à Bloomberg News, dizendo que o Brasil está interessado em receber material bélico dos Estados Unidos na forma de “cooperação”, em troca da eliminação dos vistos de entrada no país de cidadãos norte-americanos e do aluguel da base aeroespacial de Alcântara.

Cooperação militar é algo que não se faz assim, em cima da perna, a menos que seja para receber, como já fizemos em 2015, 2017 e ano passado, algumas dúzias de veículos blindados e tanques (bem) usados. Os militares sabem que material de terceira geração tecnológica não fará ninguém bem equipado. E que não terá o que mais se ressente, lançadores e mísseis de alcance superior a 300 km – nada, considerando as dimensões brasileiras e continentais.

Além do mais, dadas as “bateções de cabeça” entre eles e o chanceler nos últimos tempos – no caso da “base americana” no Brasil, na ação sobre a Venezuela e nos atritos com a China e os países árabes – não é papel de Araújo sair anunciando acordos militares em que nem se sabe o que será oferecido.

Muito menos se interessam em que isso seja apresentado como uma barganha.

Nenhum comentário: