quarta-feira, 31 de março de 2021

Saudade da ditadura.

 QUE SAUDADE QUE A DITADURA NOS TRAZ!

contraditorioempauta@uol.com.br
Qua, 31/03/2021 13:42
  •  contraditorioempauta@uol.com.br

Prezados (as),

 

No dia em que o presidente Bolsonaro decide comemorar o seu “movimento” de 64, associo-me a ele e digo: “Que saudade que a ditadura nos traz”.

 

Toda ditadura é uma tragédia, e assim foi a de 1964. Para privilegiar, unicamente, o desenvolvimento econômico (Aumento médio do PIB de 6,3% nos 21 anos), promoveu uma deterioração desumana das condições sociais (Aumento brutal da pobreza e miséria), um elevado endividamento público, uma inflação galopante e incontrolável, uma usurpação dos direitos trabalhistas e outros males socioeconômicos. Isso sem falar na exacerbação dos males implícitos de uma ditadura como o desrespeito às instituições e aos direitos humanos, com torturas violentas e mortes sumárias, opressão aos movimentos sociais, amordaçamento do direito de expressão e tantos outros males. Nem mesmo a corrupção, bandeira que os defensores da ditadura insistem em se orgulhar, foi controlada, como se sabe hoje (Corrupção não revelada não é corrupção controlada).

 

Por tudo isso, os militares, que entraram, com orgulho e galhardia, pela porta da frente, acabaram saindo pelos túneis escavados a partir dos porões das casernas.

 

Mas, pasmem, pouco mais de 2 anos de governo Bolsonaro, muitos já sentem: “Que saudade que a ditadura nos traz”.

 

Justifica-se essa sensação: Além de a maioria dos males anteriores já estarem sendo praticados ou em vias de, exceto as torturas e mortes nos porões, outros não existentes na época se fizeram presentes: Modelo de gestão voltado para os interesses político-partidários e não aos da nação e seus cidadãos, surpreendente falta de patriotismo com alinhamento incondicional e subserviente aos EUA, sem qualquer contrapartida e entrega, gratuita, do patrimônio, riquezas e operações estratégicas nacionais, beligerância exacerbada contra países de relevante parceria comercial, deterioração das relações internacionais com a maioria das nações, perseguições descabidas de natureza ideológica e preconceituosa, apoio explícito às ações de ódio de grupos violentos da sociedade, apossamento dos organismos de controle do Estado para impedir o combate à corrupção dos grupos de interesse, inclusive familiar, associação íntima com elementos pertencentes a quadrilhas contraventoras violentas, como os milicianos do Rio de Janeiro, manifestações rotineiras de transgressões constitucionais, falta de sensibilização humana do presidente diante do sofrimento do seu povo, principalmente no combate à pandemia, apoio às ações de degradação ambiental e, para agravar ainda mais, uma tentativa de golpe que não se concretizou tão somente por falta do apoio militar e da sociedade.

 

Por tudo isso, e por muito mais é que floresce, cada vez mais crescente na mente dos brasileiros, a sensação do “Que saudade que a ditadura nos traz”.

 

Tristeza de uma nação e de seu povo quando o horror do passado se transforma em saudade no presente. Ditadura nunca mais.

 

César Cantu

Nenhum comentário: