Notícias
Quase 70% dos italianos acham que jornalistas são mentirosos
- 02/10/2008 |
- Redação
- Jornal da Mídia
Milão - Para 68% dos italianos, os jornalistas são mentirosos, enquanto 60% acham que são pouco informados e 52% acredita que eles não são independentes, segundo revelou uma pesquisa telefônica da empresa AstraRicerche, realizada com duas mil pessoas.
Apesar disso, o levantamento, apresentado durante uma conferência em Milão da Ordem dos Jornalistas da Lombardia, região do norte da Itália, mostrou que a opinião pública considera indispensável a informação. 38% dos entrevistados definem como "altíssima" a utilidade do jornalismo, enquanto 16% acham que é "alta" e 19% média.
Somente 15% dos entrevistados consideram "pouca" a utilidade da informação, ao passo que para 12% deles não há importância.
Em resposta, o presidente da Federação Italiana de Editores e Jornalistas, Carlo Malinconico, explicou que "a credibilidade é um patrimônio dos editores".
"Estou francamente surpreso com os dados da pesquisa", afirmou Malinconico. "Além generalizar, é uma pergunta fortíssima, e tem um alto percentual de italianos para os quais a leitura do jornal é fundamental".
"É a primeira vez na Itália que (os jornalistas) se deparam com uma analise científica e, de modo explícito, com os problemas do jornalismo, a partir da ótica do leitor", explicou a presidente da Ordem, Letizia Gonzales.
"De fato, o julgamento social sobre os jornalistas está em uma contínua queda", afirmou o autor da pesquisa, Enrico Finzi, destacando ainda que "existe uma enorme demanda por boa informação insatisfeita que está insatisfeita"Fonte: FNDC
Nenhum comentário:
Postar um comentário