quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CARTA AO NOVO BLOGUEIRO THIAGO, DO BLOGUE INTERESSE NACIONAL.

Prezado Thiago,

Inicialmente parabéns pelo seu blog. Está incluído como meus favoritos. Falo sempre com o Saraiva,do blog Saraiva 13, pessoa íntegra, idealista e nacionalista, como todos deveriam ser e que faz constantes elogios à você.O Saraiva é um pouco mais moço do que eu, porém, tem um espírito de jovem,talvez, por isso, teve aquela empatia com você.O que me deixou mais contente foi saber que você Thiago, tem apenas 23 anos e não é um jovem alienado.Tem seus ideais, é politizado e está do lado bom da história.Eu na sua idade já era "macaco velho" no movimento estudantil. Comecei em 1953, quando tinha 13 anos. No início, participando da campanha "O Petróleo é Nosso", que redundou na criação da Petrobrás em 1954.Simultâneamente, atuava, apesar de fazer parte de uma família de lacerdistas,na defesa do governo Vargas. Tal governo era violentamente atacado diàriamente pelo governador Carlos Lacerda dono da Tribuna da Imprensa, que era O Globo de hoje.Lacerda representava as mesmas forças retrógradas, entreguistas, corruptas, que ainda hoje tentam derrubar não só o Lula, como os presidentes Hugo Chaves e Evo Morales.Aliás, não sei se vc algum dia leu a "Carta Testamento de Vargas". É um documento histórico, atualíssimo e que deveria ser leitura obrigatória nas escolas públicas do nosso país.Assim como acho também, que deveria acontecer com o livro escrito pelo jornalista Zuenir Ventura sobre o líder ambientalista Chico Mendes.Voltando à minha história de luta estudantil, tenho o orgulho de dizer que, quando o Getúlio se suicidou,fui jogar pedras na Tribuna da Imprensa, que era O Globo da época.Daí para frente não parei mais. Digo para os meus filhos, que infelizmente não seguiram a "veia política" do pai que sou um privilegiado.Pelo menos eles sempre votaram no PT. Tive oportunidade de acompanhar "parri passu", a luta dos vietinamitas, primeiro contra os franceses e depois contra os americanos.Acompanhei a revolução cubana desde o ataque ao quartel de Moncada.Atuei,como militante estudantil, contra o golpe de 64, quando tive oportunidade de participar das duas marchas dos 100 mil, acontecimentos esses, que quando me lembro, fico até arrepiado.É bem verdade que isso teve um preço. Logo após a promulgação do AI 5 em 1968, fui demitido do meu estágio no antigo DNER, como sendo comunista. Levei muita porrada da PM aquí no Rio de Janeiro, mas quando olho para trás, sinto orgulho e não me arrependo de tudo que eu fiz.Só lamento que tive muitos companheiros presos, torturados, exilados, pelo crime de quererem um mundo melhor, mais justo,anseio não só dos jovens brasileiros da época, como também dos franceses do maio de 68 e dos tchecos da primavera de Praga.Tive até uma prima de 18 anos, presa e torturada no quartel da PE aquí no Rio de Janeiro, pelo simples fato de ser namorada de um "terrorista", que acabou sendo assassinado pela ditadura em Pernambuco.Por isso sempre digo:quando vi o Lula subindo pela primeira vez a rampa do Planalto, me vi subindo junto. Pensei imediatamente naquela centena de jovens idealistas, presos, torturados, mortos,desaparecidos,que não puderam ver a subida de um governo popular ao poder. E o que é mais importante, um governo que bem ou mal, está promovendo uma inclusão social de milhões de brasileiros, trazendo com isso, uma redução da tremenda desigualdade ainda vigente em nosso país.Por isso Thiago digo o seguinte: a minha geração foi a geração das utopias. Eu da minha parte, procuro manter "a chama acesa" dos meus 20 anos. Espero que você continue fiel aos seus ideais e princípios até o final dos seus dias, como o foram Gandhi,Che Guevara, Mandela, Luiz Carlos Prestes, Brizola e outros. E por que digo isso? Porque, uma vez li uma declaração do Lula, numa reunião com estudantes,quando ele ainda era sindicalista, que nunca esqueci. Disse Lula:"hoje vocês são estudantes , me apoiam, estão do meu lado. Amanhã, quando se formarem, a maioria vai explorar a classe trabalhadora". Portanto, Thiago, aceite este conselho, que está sendo dado no dia de hoje, 11 de fevereiro de 2009, por uma pessoa que poderia ser seu pai.
Aquele abraço Carlos Dória

2 comentários:

Unknown disse...

Carissímo Carlos Dória,
Emocionou-me profundamente suas gentis palavras a meu respeito.
Gostaria de agradecê-lo por tamanha consideração,da qual,acredito,não ser digno.
Deus tem abençoado-me tremendamente e tem colocado no meu caminho,pessoas extraordinárias,como o nosso amigo Saraiva(pessoa fantástica,Ser humano exemplar,fonte de inspiração para todos nós).
Comtemporâneamente vivemos uma grande dificuldade em conscientizar a Juventude sobre a importância de lutarmos por um Brasil mais justo,digno e Soberano.
Milito no Partido dos trabalhadores desde 2000,quando tinha 15 anos.Tenho orgulho de pertencer a um partido que,através da luta política,com participação ativa nos diversos movimentos sociais,tem transformado a realidade socio-economica da nação brasileira.
O PT,como alternativa política popular é o mais bem sucedido projeto de poder emanedo do povo,para ele e por ele.
Entrei para este explendido partido por acreditar que somente a partir da sociedade civil organizada,poderíamos construir um país melhor.
a eleição de lula em 2002 foi o ínicio da concretixação deste sonho-desejo,que tornou-se realizadade.
Tenho orgulho de pertencer a um partido em cujo o Presidente da República elege como uma das prioridades de sua gestão o trabalho pelos mais pobres,pelos miseráveis que nunca tiveram voz,nem vez.
Lula tem trandormado o Estado Brasileiro para melhor,modernizando-o e colocando-o a serviço do povo pobre e trabalhador.Este fato por si só,já seria algo motivador.
Hoje,o Brasil abandonou os dógmas o Consenso de Washington,que pregava o Estado minímo,acreditando que as políticas Neoliberais e o mercado financeiro,reduziriam as disparidades sociais.O governo Fernando Henrique provou-nos o contrário.
Sabiamente,na gestão Lula o Estado Brasileiro é forte,outrossim,não totalitário.
Democrático e social,o Brasil vive hoje áureos tempos,comparedos somente á Era Vargas,porém, acredito que melhor.
Nosso país cresce hoje a taxas superiores á 4% de média,desde 2003,reduzinos de forma concreta a pobreza e a miséria,possíbilitamos que nosso povo viva com dignidade,através da criação de mais de 10 milhões de Empregos formais;atingimos milhares de cidadãos que viviam abaixo da linha da pobreza através do ótimo Programa Social que é o Bolsa família;recuperamos a alto estima da Nação,pagando nossa dívida com o Clube de Paris e com o FMI.
Nossas Reservas internacionais hoje ultrapassam os U$$ 200 bilhões,bem como nossas Exportações foram sabiamente diversificadas por mercados que,até a gestão de Fernando Henrique,não eram explorados,como os Países da África,da América do Sul,do Oriente Médio,da Asía Insular e Central.Hoje,o Brasil orgulha-se de ser o maior Exportador Mundial de Alimentos,contudo,nos orgulhamos de exportar Aeronaves para todo o mundo,bem como Navios,produtos de Tecnológia da informação e tantos outros produtos de elevado contéudo Tecnólogico,como Mísseis e foguetes.
Todas essas conquistas,somente foram possíveis porquê o Povo,democraticamente,escolheu um Presidente comprometido com as causas e os anseios sociais.
Vivemos hoje,o processo de reconstrução do Estado Brasileiro,para que ele seja cada vez mais forte,mais Soberano,mais moderno,mais justo,igualitário e frateno,respeitado e reconhecido não tão somente pelo carnaval e suas mulheres bonitas,mais por ser o berço de uma Civilização que durante séculos foi escrevizada e subjugada,todavia,decidiu que seu destino enquanto Nação é o de se tornar se não o maior,mais um dos maiores e mais bem sucedidos Estado Nacioanl de todos os tempos.
Por esses e tantos outros motivos,amigo Carlos Dória,que eu continuo e sempre continuarei a militar em favor das causas sociais eno melhor partido do Brasil,o Partido dos Trabalhadores!
O meu Blog,Interesse Nacional possui está finalidade precípua:apresentar para todos os Brasileiros e para o Mundo que hoje o Brasil é um País melhor,socialmente mais justo,mais digno e Soberano e que somos hoje,não mais meros Coadjuvantes e sim protagonistas no Concerto das Nações.Mais que um país ,somos hoje uma Civilização que se abre para o Mundo e quer respeitar e ser respeitada.
Obrigado pelos Conselhos.foram por mim assimilados.
Considero-me já seu amigo.
Deus o abençõe,Um abraço Fraterno,
Thiago Pires_Editor Blog Interesse Nacional

Unknown disse...

Amigos Carlos Dória,
Coloquei uma homenagem no meu blog a você!
caso queira,confire!
Abraço