Do blog do Rovai.
Biruta é um aparelhinho usado para mostrar a direção do vento. Segundo a Wikipédia parece um coador de café. Ótima definição.
Institutos de pesquisa não são contratados para fazer café, mas para verificar como estão os ventos que levam uma candidatura de lá para cá.
Não e anormal que os ventos mudem e aqueles antes sem chances tornem-se os favoritos.
As pesquisas servem para isso.
Até ontem, exceto o DataFolha, todos os outros institutos que estão fazendo levantamentos de âmbito nacional neste processo eleitoral (Ibope, Vox Populi e Sensus) já haviam localizado o rumo do vento.
Como birutas, apontavam que Dilma havia ultrapassado Serra. E que o tucano estava se mostrando sem fôlego para ir além dos trinta e poucos porcento.
O penúltimo DataFolha, porém, havia dado Serra na frente, com uma vantagem de um ponto.
Este blogue cravou que a pesquisa estava errada.
Se disse aqui que todas as outras, feitas por entidades empresarias e associações, além das já conhecidas, davam Dilma com no mínimo 5% de frente.
Se este blogue sabia, o DataFolha também.
Mas decidiu errar pra tentar ajudar o tucano. Não há outra explicação.
Ajudar a ter argumentos para sua candidatura captar recursos.
Também é disso que se tratava.
Empresário não investe em candidato que está com o barco naufragando, como o de Serra.
E este blogueiro suspeita que a Globo que sempre trabalha com o Ibope decidiu contratar o DataFolha para poder usar a biruta daquele instituto para mostrar um Serra mais fortinho.
Deu com os burros n´água.
A biruta do DataFolha não pôde fazer esse serviço direito.
A diferença hoje é de dez pontos para cima. Por isso o DataFolha teve que se ajustar à realidade. E apontou oito pontos de diferença. Porque tanto fazia oito ou cinco.
A biruta do DataFolha acabou sendo um tiro no pé dos interesses globais.
Se a pesquisa não tivesse que ser registrada antes e seus contratantes anunciados, muito provavelmente a Globo a esconderia.
Plageando o Paulo Henrique Amorim, parece que não se trata apenas de bye bye Serra 2010, mas também de bye, bye DataFolha 2010. E quiça bye, bye Globo como formadora de opinião no campo político.
Não há como escapar da espúria piada, mas os Frias parecem ter ficado birutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário