Os dias transcorrem. Uns após outros, correm velozmente. Alguns se inquietam. Eu,ao contrário, estou tranquilo.
Compartilho com nossos trabalhadores os resultados que vão obtendo, em meio ao bloqueio e outras necessidades acumuladas. Nosso país é um dos que está mais preparado para enfrentar obstáculos e não só deu provas de grande abnegação como também de solidariedade com outros povos, como os esforços que realizou no Haiti antes do terremoto e muito maiores depois.
Há alguns dias tive a honra de receber os integrantes da heróica Missão Solidária Moto Mendez que complementou o trabalho da Brigada Médica Cubana na Bolívia, que deu mais de 40 milhões de consultas e até ontem operou da vista 543.200 pacientes. Eles superam os golpes das mudanças climáticas onde se alternam os maiores calores e os frios mais intensos.
Sabemos bem o que a Rússia está sofrendo com o calor e as centenas de incêndios nos bosques e a fumaça asfixiante para a multidão, as chuvas tardias e, para culminar, neve no verão. Vimos as imagens dos rios transbordados no Paquistão, e o gigantesco bloco de gelo desprendido da Groenlândia.
Tudo isso é consequência da alteração das condições naturais, provocada pelos próprios seres humanos. Mas sou otimista sobre bases racionais e sólidas. Inquieta-me o futuro, mas também creio cada vez mais que a solução está ao alcance das nossas mãos, se conseguimos fazer chegar a verdade a um número suficiente de pessoas entre os bilhões que povoam o planeta.
Fidel Castro Ruz 20 de agosto de 2010
Fonte: Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário