A candidatura de Dilma alcançou antes de setembro chegar um patamar mais alto que o mais otimista petista poderia imaginar. Quando este blogueiro dizia em abril do ano passado que as chances de a candidata petista vencer no primeiro turno eram enormes, alguns de seus amigos sugeriram internação por falta de senso de realidade. Há pouco mais de um mês ainda apostei uma garrafa de bom uísque com um dileto amigo blogueiro. Espero ganhá-la e dividi-la com Paulo Henrique Amorim que também selou a aposta fazendo coro no primeiro turno.
Mas antes que digam que só faço análises positivas para a candidatura Dilma, um alerta. O fato de ela ter chegado a esse patamar de 49%, ou seja, 55% dos votos válidos antes de setembro chegar mesmo sendo uma boa notícia, também é uma notícia preocupante.
É muito mais difícil dirigir um caminhão lotado de melancias do que outro com onde elas estejam todas bem ajeitadinhas. Principalmente quando ainda há uma quantidade razoável de estrada pela frente. Neste caso, quase 40 dias.
É preciso ter claro que a candidatura Serra não está morta porque nem seus marqueteiros são estúpidos nem seu núcleo de campanha é composto apenas por um bando de idiotas. Vai haver reação.
E isso pode levar o candidato tucano a levantar o bico e alçar algum tipo de vôo nas próximas semanas. Tirando alguns votos de Dilma. É nessa hora que é preciso saber dirigir o caminhão lotado com serenidade.
Porque se isso vier a acontecer, as manchetes serão que a eleição de Dilma no primeiro turno está ameaçada. E tudo vai ser feito para que se crie uma onda buscando convencer o eleitorado de que o segundo turno é essencial para a democracia. Principalmente no caso específico desta eleição, quando de um lado (esse será o discurso tucano, não é o meu) está uma candidata pouco conhecida do eleitorado e que precisa ser confrontada tête-à-tête apenas com seu adversário mais experiente.
Em suma, a eleição presidencial ainda reserva emoções. Nesse momento é bom deixar o salto alto guardado no armário e olhar mais para o chão do que para o alto.
Esta análise não quer dizer que este blogueiro não ache que o resultado na disputa presidencial não vai ser a vitória de Dilma no primeiro turno. Mas é bom o povo do PT e dos partidos aliados não se empolgarem demais. Caldo de galinha não faz mal a ninguém.
Fonte: Blog do Rovai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário