Sidney Rezende.
Erros de Serra.
Você que é leitor costumeiro deste blog se recorda sobre a crítica que fiz aqui a respeito da lentidão do então governador de São Paulo, José Serra, entrar na disputa à presidência.
Naquele momento inicial do processo, Lula já havia saído na frente. E adiantou os trabalhos a favor da sua escolhida junto a lideranças políticas locais. O nome de Dilma Rousseff foi levado até para oposicionistas. Deu certo!
Após o erro de "timing" tucano, os marqueteiros acertam no mote da campanha: "O Brasil pode mais". É uma ideia engenhosa. É uma forma de não ignorar a popularidade de Lula e propor avanços.
O problema é que aí também tinha um erro estratégico. O povo não quer mudanças substanciais. O povo quer continuar o que está dando certo.
E dali em diante erros e mais erros. Sem respeito à cronologia, podemos listar a escolha desastrosa do deputado Índio da Costa para vice na chapa. Uma tremenda bola fora.
Serra transpareceu ao eleitor que deixou para terceiros uma decisão fundamental. Cesar Maia levou a fama de manda-chuva. Tudo indica que ele não deitará na cama.
O candidato tucano errou novamente quando entregou sua alma aos marqueteiros. Sempre foi sério e passou a sorrir de uma forma artificial. Sorrir é bom, bem entendido. Mas não é sua verdade. Alguém disse que ele deveria ser mais simpático aos olhos do eleitor, mas não convenceu.
Recomendo nestes casos o conceito simples "na categoria você, não tem ninguém melhor do que você". Serra tinha a obrigação de ser o velho Serra de sempre. Poderia até perder a eleição, mas ele seria ele mesmo. Agora, se perder, será uma tragédia dupla, pois serão derrotados Serra e o seu fake.
E para complicar, o tucano deixou que no seu programa de rádio e TV criassem um jingle que o chamam de "Zé" como o melhor substituto para o Lula que está no Palácio do Planalto. Patético.
E nos debates, Serra, que apesar de não ser economista entende do riscado, trocou seus reais conhecimentos sobre o tema para tratar de assuntos do varejo, que não entende muito.
Quem disse a ele que denunciando a penúria das Apaes o eleitor o faria subir nas pesquisas? O problema existe, sim. Mas o eleitor amadureceu e Serra e suas luas pretas não sacaram a mudança.
23 Comentários | Clique aqui para comentarDilma está bombando
Sidney Rezende | Sidney Rezende | 16/08/2010 21h58
A mais recente pesquisa Ibope já traz embutido nela o resultado da performance dos candidatos à presidência da República no "Jornal Nacional". E havíamos dito aqui que Dilma Rousseff tinha se saído muito bem. Não deu outra.
Televisão não é um veículo para ser usado como faca, instrumento cortante. E muito menos para destilar ódio. TV é um veículo para se falar com tranquilidade, sorrir e transmitir mensagens com segurança. Dilma fez isso.
Dilma está recebendo o retorno do telespectador, e o que é mais importante para ela - e um grave problema para os seus concorrentes - está consolidando o voto do eleitor.
A candidata petista tem conseguido cristalizar-se como a escolha de Lula, um dos mais populares presidentes da história. E não é pouco. Lula tem votos, sim.
Uma regra deve ser seguida sempre, e por todos, não brigar com a realidade. Se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia no primeiro turno. Se os tucanos quiserem levar esta queda de braço para o segundo turno, eles terão que mudar tudo na confusa campanha que optaram.
Só tem uma coisa: mudar tudo significa convencer o eleitor de que a mudança é a favor do cidadão. Está muito difícil para o Serra, porque o tempo urge.
Fonte:SRZD
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