segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

POLÍTICA - O maior legado do FHC.

Qual legado de FHC Aécio vai explorar na campanha?







O tucanato decidiu e agora promete que vai colocar o legado dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) na campanha eleitoral de seu candidato ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Então, FHC vai ter um reconhecimento de seus companheiros tucanos? Será que desta vez vai mesmo?
Vão incorporar mesmo este legado à campanha deste ano, assumi-lo de vez? A gente fica curioso para saber como vão fazer isto. Sim, porque na campanha eleitoral presidencial de 2002 FHC era tão rejeitado e estava tão em baixa, desgastado politicamente,  que não o deixaram botar o pé uma vez sequer num palanque e em programa de TV do candidato deles ao Planalto, José Serra.
Na de 2010, de novo com José Serra, foi a mesma coisa. Até quiseram “exilar” o ex-presidente, aconselhado e induzido a ficar fora do país na maior parte do tempo da campanha. Outro problema que eles não têm como resolver: o maior legado dos governos FHC são as privatizações, também chamada por muitos de privataria tucana.
Qual dos dois lados do legado será o explorado?
Isso mesmo, as privatizações das quais em outra campanha presidencial, a de 2006, o candidato deles ao Planalto,  Geraldo Alckmin, tremia toda vez que o assunto era levantado. Fugia dele como o diabo da cruz. José Serra também, em 2002 e 2010, desviava o assunto rapidinho sempre que era colocado.
Ao contrário do que querem fazer o eleitor acreditar – e o eleitor tem memória, não é bobo, como eles pensam… -, o legado de FHC não é só o Plano Real, em que pretendem concentrar a campanha. Tem dois lados, como sempre destacava aqui no blog o ex-ministro José Dirceu quando o escrevia.
Tem também o desemprego, juros e inflação alta deixados pelos oito anos do tucanato dele, tem a quebra do país que foi duas vezes de pires na mão pedir socorro ao FMI, tem o racionamento de energia elétrica de mais de um ano, tem a compra de votos para a reeleição, para ficar em apenas um das dezenas de escândalos daquele período… Qual dos dois lados vão explorar na campanha?

Nenhum comentário: