terça-feira, 17 de junho de 2014

MÍDIA - Isso não deu para O Globo esconder.

O dia em que até O Globo reconheceu que mobilidade para a Copa funcionou




Foi hoje. Nesta 2ª feira. E na 1ª página…O Globo destaca que a mobilidade no Rio é aprovada no primeiro teste. É isso aí, isso mesmo que vocês estão lendo. Um sucesso o plano de mobilidade para atender o público do Mundial na capital fluminense. Nenhum incidente grave. Fiscalização e eficiência nos serviços marcaram os primeiros testes de mobilidade urbana, exigidos pela Copa.
Até o jornalão dos Marinhos se viu obrigado, então, a dobrar a espinha, hoje, e a reconhecer que a mobilidade está funcionando. Justo eles que passaram meses dando pau no governo nessa questão…Outros jornalões têm sido obrigados a fazer o mesmo. Já vinham fazendo antes. Previram o apocalipse, que nada ia funcionar nessa área, cansaram-se – e nos cansaram – de apontar e relacionar obras não terminadas… Não noticiavam os fatos, editorializavam tudo. E agora?
Ao comentar o esquema de atendimento ao público na estreia da Copa no Maracanã, ontem, com o jogo entre Argentina x Bósnia, o jornalão aponta que as principais vias de acesso ao estádio e os estacionamentos em suas proximidades permaneceram bloqueados, 132 carros estacionados em vias proibidas foram rebocados, além do fechamento de estacionamentos irregulares.

Jornalismo partidário, desinformativo e irresponsável

O transporte público tornou-se o principal meio utilizado para chegar ao Maracanã e, para a tristeza da torcida do contra, ele funcionou. Houve reforço nas linhas de ônibus, nas frotas do BRT Alvorada-Galeão, e do metrô, que passou a circular com intervalos de 20 minutos. Os passageiros que chegaram ao aeroporto Galeão-Tom Jobim foram encaminhados para o estádio via BRT e metrô.
Além disso, a secretaria municipal de Transportes montou um bolsão de estacionamento na Ilha do Fundão que nem foi utilizado, mas estava lá para receber os ônibus que chegassem de fora do Rio. Também foram disponibilizados como reserva 13 ônibus biarticulados e sete coletivos.
E atenção: a mobilidade urbana havia funcionado à perfeição, também em São Paulo, na 5ª feira pp. na estreia do Mundial no Brasil. E tem funcionado satisfatoriamente em todas as capitais onde já se realizaram jogos da Copa. E agora, pessoal? Como é que ficam os leitores de vocês que foram bombardeados pelas previsões de que nada ia dar certo, ia ser o caos, o fim do mundo?
Leitores pelos quais vocês deviam ter respeito, preservar, e que no entanto por meses e meses foram induzidos ao medo, à dúvida, à desinformação, a mais completa e absoluta? Quem faz o mea-culpa aí, quem se responsabiliza por isso?

Nenhum comentário: