Há 12 anos o mercado não oscilava tanto ante uma disputa presidencial
O Estadão deu como sua principal manchete de 1ª página hoje – “Comissão vai rastrear uso de pesquisa eleitoral pelo mercado”. É também a principal chamada de seu caderno de Economia – “Uso de pesquisas eleitorais por bancos e corretoras entra no radar da CVM”. A Folha de S.Paulo também dá, mas com destaque bem menor, num canto de página: “Pesquisa eleitoral mexe com a Bolsa e chama atenção da CVM”.
Pois é, pessoal, em meio a essa guerra de expectativas, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) resolveu monitorar e investigar se agentes do mercado estão contratando ou tendo acesso antecipado a pesquisas eleitorais sobre o pleito nacional de outubro próximo para especular na Bolsa.
Como diz a Folha de S.Paulo hoje, desde 2002, quando espalharam muito terror ante as consequências da vitória do candidato Lula o mercado não oscilava tanto com uma disputa pela Presidência da República. Daí que a possibilidade de vazamento dos resultados das pesquisas pelos investidores, ou até mesmo a contratação por eles de levantamentos para monitorar a situação dos candidatos chamou a atenção da CVM.
Entenderam, agora, por que tanta especulação, por que puxam para baixo nossa economia, por que difundem uma situação tão irreal em torno das possibilidades econômicas do país este ano? Tem muita gente, muito rentista especulando e ganhando dinheiro com isto…
Nenhum comentário:
Postar um comentário