terça-feira, 2 de setembro de 2014

PETROBRAS - Respostas ao jornal O Globo.


Blog Fatos e Dados

       

Ciência sem Fronteiras: respostas ao jornal O Globo

 
resposta-o-globo.jpgLeia as respostas que enviamos ao jornal O Globo sobre bolsas do programa Ciência sem Fronteiras:
Pauta: "Farei matéria sobre a doação de bolsas de estudo, pela Petrobras, ao programa Ciência sem Fronteiras.
O Ministério da Educação informou que a Petrobras doará 10 mil bolsas, ou seja, o dobro das 5 mil acordadas inicialmente, no lançamento do programa, em 2011."
Respostas:
Pergunta: Qual será o custo adicional da Petrobras para doar as 5 mil bolsas, atingindo um total de 10 mil bolsas doadas ao Ciência sem Fronteiras?
Resposta: O apoio das 5 mil bolsas adicionais para o Programa Ciência sem Fronteiras está estimado em R$ 423 milhões.
Pergunta: Até quando a Petrobras doará as 10 mil bolsas? Com relação às 5 mil bolsas iniciais, a informação que recebi em fevereiro é que elas seriam doadas até 2015.
Resposta: Sobre as 5 mil bolsas iniciais, a Petrobras firmou o Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e Inovação com o CNPq e Capes, em 09/05/2012, no qual foi estabelecido, por meio de um Plano de Trabalho, que os valores serão desembolsados ao longo da vigência do Protocolo, que tem duração de 84 meses. Com relação ao compromisso firmado este ano de mais 5 mil bolsas, ainda é necessária a conclusão do Plano de Trabalho junto ao CNPq e Capes para a definição dos prazos. A Petrobras definiu que a contribuição ao Programa seria feita por meio de termo de cooperação, sendo as bolsas concedidas pelo CNPq e pelo Capes.
Pergunta: O que levou a Petrobras a dobrar o número de bolsas doadas ao Ciência sem Fronteiras?
Resposta: Diante da necessidade de fomento à formação de mão-de-obra qualificada no Brasil, diversas iniciativas de estímulo à formação de recursos humanos na indústria de óleo e gás vêm sendo desenvolvidas e implantadas pela Petrobras. O apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras, nas áreas de conhecimento de interesse da indústria de óleo & gás, é um exemplo. A ampliação dessa participação está alinhada com os atuais desafios da companhia. A verba alocada ao Programa Ciência Sem Fronteiras é parte dos recursos destinados ao cumprimento da obrigação contratual perante a ANP, que prevê investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Pergunta: Das 10 mil bolsas prometidas, quantas já foram efetivamente doadas, mediante o repasse de recursos ao Ciência sem Fronteiras?
Resposta: Até o momento, a Petrobras apoiou 2.276 bolsas das 5 mil previstas no primeiro convênio. Está em elaboração o plano de trabalho que direcionará a concessão de mais 5mil bolsas para o segundo convênio.

Nenhum comentário: