segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

GRÉCIA - Já começou a chantagem do FMI.



FMI suspende resgate financeiro à Grécia por conta de eleições

O FMI (Fundo Monetário Internacional) declarou nesta segunda-feira (29) que suspenderá o programa de resgate financeiro à Grécia até que seja anunciada a formação de um novo governo. Nesta manhã, o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, antecipou as eleições legislativas do país para 25 de janeiro, o que abriu caminho para que a coligação de esquerda Syriza tenha vantagem na corrida eleitoral.



  
Favorita segundo as últimas pesquisas de opinião, a coalizão liderada por Alexis Tsipras defende menos austeridade para a Grécia.

A decisão de Samaras vem após o fracasso de seu candidato e único postulante à presidência, Stavros Dimas, que não conseguiu votos suficientes para ser eleito presidente da República.

Como consequência, tal medida favoreceu a Syriza, o maior partido da oposição no país europeu.

"Hoje é um dia histórico para a democracia grega. Legisladores provaram que a democracia não pode ser chantageada", disse Tsipras, comemorando o resultado. "Com a vontade de nosso povo, em poucos dias os resgates vinculados à austeridade também serão coisa do passado. O futuro já começou".

De acordo com o porta-voz do FMI, Gerry Rice, o FMI já havia consultado a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu antes de anunciar essa decisão. A próxima avaliação da troika (FMI, BCE e Comissão Europeia) estava prevista para acontecer em meados de janeiro.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: