quinta-feira, 21 de junho de 2012

ANOS DE CHUMBO - SNI e a Dilma.

Do blog Os Amigos do Presidente Lula.


SNI monitorou Dilma durante governo de José Sarney

A presidente Dilma Rousseff foi monitorada não apenas durante os anos de ditadura militar, entre 1964 e 1985, quando foi presa e torturada, mas também durante o mandato de José Sarney na presidência, entre 1986 e 1990. A informação é apontada por documentos do chamado "Acervo da Ditadura", abertos agora ao público e analisados pela edição desta quinta-feira da Folha de S. Paulo. Em pesquisa, o jornal identificou um total de 181 documentos que mencionam Dilma, registrados entre 1968 e o final dos anos 80. Entre os papéis, 17 foram produzidos durante o governo Sarney, hoje presidente do Senado, pelo SNI (Serviço Nacional de Informações).

No início do governo militar, Dilma era identificada como parte de uma "infiltração comunista" em órgãos da prefeitura e do governo do Rio Grande do Sul, além de parte do movimento feminista, que, segundo o SNI, buscava "a conscientização das massas, pretendida por facções esquerdistas que almejam o poder". Foram monitoradas ainda uma viagem Dilma ao México e um comício onde ela e Lula protestaram contra a ampliação do mandato presidencial de Sarney, já em 1988.

Relatórios do SNI da década de 70 sobre Dilma acusam uma uma suposta ligação com a JCR (Junta de Coordenação Revolucionária), grupo de esquerda . Outro documento de 79, porém, agora revelado, diz não ter encontrado comprovação dessa alegação. Sarney afirmou que, em seu mandato na Presidência, ele havia ordenado ao SNI que não realizasse "levantamentos sobre a vida privada" de "nenhum brasileiro". Disse ainda que não era informado sobre objetivos e resultados do SNI.

Nenhum comentário: