8 de junho de 2012
Foto da menina queimada com napalm, completa 40 anos
crédito abc.com
Esta imagem completa 40 anos nesta sexta-feira. Kim Phuc com 9 anos, quando foi tirada foto fugia com queimaduras provocadas pela explosão de napalm de sua aldeia que estava em chamas, resultado do bombardeio durante a Guerra do Vietnã.
A fotografia foi tirada pelo repórter da Associated Press, Huynh Cong "Nick" Ut, que ajudou a capturar o horror de uma guerra que ainda hoje é lembrado em todo o mundo.
O momento capturado pela câmera do repórter ocorreu quando uma aeronave do Exército sul-vietnamita bombardeou a pequena aldeia de Trang Bang perto de Ho Chi Minh, em uma operação para controlar a comunicação por estrada entre o Camboja eo Vietnã.
O instantâneo de 8 de Junho 1972 deu a volta ao mundo,impactando a tal ponto que foi crucial para apressar o fim dos enfrentamentos e posteriormente a guerra que causou a morte mais de 2 milhões de civis vietnamitas.
Por causa do aniversário desta imagem, Phuc de 49 , deu declarações assegurando que até a época do bombardeio vivia feliz. No entanto, o napalm mudou sua vida, causando queimaduras em 65 por cento de seu corpo, especialmente nas costas e braços.
Depois de ter capturado a dor da menina, o fotógrafo a levou para um hospital próximo pedindo aos médicos para atendê-la e que não se esquecessem dela.
A menina recebeu alta treze meses depois e permaneceu em tratamento até a adolescência, recebendo analgésicos para as dores que permaneceram como sequelas das queimaduras.
Depois de um longo tratamento, ela conheceu um jovem vietnamita, quando era estudante e se casou em 1992.
A jovem pensava que ninguém se interessaria por ela por causa das cicatrizes que tinha no corpo.Tem quatro filhos e hoje olha a foto como uma provação que a vida lhe colocou para encontrar o caminho para ser livre enfrentando seus medos.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/g9G5wIdC0es" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
traduzido do site Aporrea.Org
Fonte: Blog do Jader Resende
Nenhum comentário:
Postar um comentário