Garotinho “zoa” sumiço do “Aezão” no Rio. E sumiu mesmo: Aécio tem 11%, diz Ibope

  Autor: Fernando Brito
dilmagarotinho
Hoje, na visita feita por Dilma Rousseff ao restaurante popular em Bangu, zona Oeste do Rio, o candidato do PR, Anthony Garotinho, não perdeu a chance de fazer uma gozação contra seus arqui-inimigos Sérgio Cabral, Jorge Picciani (presidente do PMDB) e Eduardo Cunha.
— Cadê o Aezão? Onde está aquele pessoal? Por onde anda o Jorge Picciani (presidente estadual do PMDB e criador do “Aezão”)? — provocou Garotinho, usando ironia ao citar nomes de deputados do PMDB que disputam novo mandato. — Fiquei sabendo que deu a maior ventania lá em Saquarema e caíram todas as placas que tinham o Paulo Melo com o Aécio. Deu outra ventania em Jacarepaguá e caíram as placas de Brazão e Eduardo Cunha com Aécio. Esse pessoal é assim…
E é verdade.
Há três semanas, numa esquina próxima à minha casa, os contratados da candidatura do filho de Sérgio Cabral agitavam bandeiras com Aécio. Sumiram as bandeiras.
A classe média da Zona Sul bandeou-se para Marina e sobraram, segundo o Ibope, 11% das intenções de voto.
Dilma tem 38% e Marina, 30%.
O apoio de Garotinho, embora a Presidenta tenha de produzir o milagre de equilibrar-se entre quatro candidatos que, ao menos oficialmente, a apóiam, é o mais significativo para Dilma: ele tem o eleitorado de perfil mais popular e, junto com Marcelo Crivella, segura o voto evangélico que Marina Silva atrai.
Ambos têm também um eleitorado de talhe popular, que coincide com o de Dilma.
E, ao contrário do que muita gente de esquerda acha – por conta da rejeição enorme que ele tem na classe média – não acho impossível Garotinho ganhar a eleição aqui.
Não deixo meus ressentimentos pelo que fez a Brizola interferirem em minha avaliação eleitoral.
Ao contrário de Pezão, Crivella e Lindbergh , a  Garotinho sobra ousadia.
E e em eleição  com candidatos chochos, que não se definem claramente, ousadia pode ser um diferencial decisivo.
PS. E agora à noite, o Ibope de Minas mostra que também lá Aécio vai mal, muito mal. De uma vantagem, no início do mês, de dez pontos sobre Dilma entre os mineiros (41% a 31%) o ex-governador mingou para 34% contra inabalados 31% da Presidenta.  Marina tem 20%