Solução de crise no Oriente Médio é impossível sem o Irã, diz Rússia
A resolução para a crise regional no Oriente Médio é impossível sem a participação do Irã, disse nesta sexta-feira (29) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante as conversas com seu par iraniano, Mohammad Javad Zarif.
Serguei Lavrov, chanceler da
Rússia
Lavrov disse
que Moscou apoia o envolvimento de Teerã nos processos que podem levar a paz na
região. “Nós valorizamos os nossos relacionamentos com base em muitos anos de amizade e laços de boa vontade. A nossa cooperação não é influenciada por articulações e tem natureza de longo prazo”, disse.
Lavrov destacou ainda que a parceria bilateral com os iranianos foi baseada na proximidade de posições sobre a maioria dos temas da agenda regional e internacional. “A cooperação tem um papel de peso na estabilização da situação na Ásia Central e no Oriente Médio”.
Ele disse ainda que as relações entre Rússia e o Irã serão intensificadas e que em breve irão ultrapassar o volume de comércio mútuo que existia antes de o Ocidente impor sanções ao país persa.
O ministro russo reiterou ainda o apoio do governo de Moscou no envolvimento do Irã em todas as próximas etapas no caminho para a solução dos conflitos no oriente Médio. “Trocamos opiniões sobre a situação na Síria e seu entorno e sobre as alternativas na busca pelo fim das hostilidades”.
Lavrov destacou também que a Rússia favorece qualquer decisão com base no respeito pelo direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear. “Discutimos a situação em torno do programa nuclear iraniano. A Rússia defende uma decisão com base no respeito pelo direito do Irã em desenvolver atividades nucleares pacíficas, incluindo o enriquecimento de urânio sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica. Esperamos continuar as negociações no formato de cinco mais um (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia mais Irã) e chegar a uma conclusão”.
Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário