Lula sai do Rio com um saldo bastante positivo. Diante de toda a molecagem que tentaram fazer com ele, Lula soube se sair muito bem e tenho a mais absoluta certeza de que caminha para dar uma lavada de votos em Bolsonaro por aqui. Lula confirmou a aliança com o PSB para o governo do Estado deixando claro que tem palavra e compromisso, fez questão de abraçar e deixar a seu lado o tempo todo o candidato do PT ao Senado - e a notoriedade a André Ceciliano não pára de subir de lá pra cá, mostrando que é hoje, um candidato competitivo.
Vale lembrar que Ceciliano sem o aparato gigantesco, o nome batido na praça e o apreço da classe média burguesa formadora de opinião que tem o lavajatista candidato do Lemann, já está tecnicamente empato com ele nas duas últimas medições de dois institutos de pesquisa, IPEC e Exame/Ideia). Ou seja, aquele seu amigo e amiga que fica te enchendo a paciência agora não tem mais desculpa para disfarçar o seu ranço de classe e moralismo crônico. Tem que ir lá e votar no candidato do PT e não no oportunista obcecado em destruir o partido.
E Lula conseguiu mais do que dar um gás importante no candidato do PT sem gerar grandes traumas na "Mala Molon" que não sai do nosso encalço de jeito nenhum. O movimento de petistas com personalidades importantes como Ana de Hollanda abriu um bom caminho para Lula tEr os votos do bem avaliado, menos rejeitado e candidato com maior potencial de crescimento, Rodrigo Neves do PDT. Tudo isso, como disse outro dia, como um Pelé no auge, jogando parado, fazendo a bola correr no seu entorno. Jogada de gênio de um cracaço, camisa 10, chamado Luis Inácio que, de quebra, ainda deixou um aceno importante para um outro apoio que pode ser decisivo aqui no Rio: Lula é aguardado para um grande evento no Parque de Madureira, Zona Norte do Rio, com o prefeito Eduardo Paes e o seu candidato Felipe Santa Cruz. Esse apoio já é dado como certo.
Ou seja, vitória total da campanha de Lula: conseguiu dirimir todos os problemas que criaram para ele sem gerar um único arranhão, deixou o candidato do PT mais competitivo na praça, confirmou apoio ao candidato do PSB ao governo e ainda fez os palanques se abrirem naturalmente para ele, o que será de extremíssima importância para começar a derrotar o fascismo no Brasil aqui pelo Rio de Janeiro.
ps: Lula é um gênio na arte de fazer política, mas embora tenha um cajado de Moisés para abrir caminhos, Lula não opera milagres. A extrema inabilidade de Freixo, que, em desespero, recorreu ao jornal O Globo para rifar o colega Molon pode ter sido um 'tiro pela culatra'; visto que Lula, muito sabiamente, acabou não jogando o filhote de Lemman no precipício que Freixo o colocou na véspera do ato. Ou seja, a guerra de vaidades desses dois egos ainda deve render e isso pode sim comprometer o caminho de Freixo para o Palácio Guanabara.
ps2: Todos somos testemunhas que Lula fez o que pôde pelos dois. Não foi ele que iniciou essa crise, e mesmo assim foi lá e deu a solução que foi possível; agora a bola do jogo está na quadra deles e eles que se entendam. Como um companheiro disse muito bem aqui outro dia, quem perde são eles - infelizmente, por extensão o povo do Rio - mas Lula só tem a ganhar. O meu medo era o contrário, desses irresponsáveis botarem tudo a perder. Mas já dá pra dizer que a sua arrancada rumo ao Palácio do Planalto começou vitoriosa por aqui! #VaiSerNoPrimeiroTurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário