'Governo deve avançar na democratização da comunicação', diz Emir Sader
Cientista político afirma que a democracia não é apenas acesso aos bens, mas também à informação e à educação
por Redação RBA
levante popular da juventude
São Paulo – Na
avaliação do cientista político Emir Sader, a dificuldade do PT em
reeleger a presidenta Dilma Rousseff está atrelada ao governo não ter
avançando na democratização dos meio de comunicação. “O programa
eleitoral da televisão mudou a opinião das pessoas sobre muitos temas”,
afirmou nesta segunda-feira (27) à Rádio Brasil Atual.
O cientista ressalta que a vitória de Dilma foi “duríssima” e relembra que em primeiro momento, a disputa foi acirrada com a Marina Silva (PSB), depois com o Aécio Neves (PSDB), que durante o segundo turno chegou a ultrapassar a presidenta nos indicadores de intenção de voto. “Agora, o governo precisa regulamentar a mídia e permitir que a informação se difunda. A revista Veja atuou durante as eleições como um partido, e isso não é construção democrática da opinião pública”, diz.
Nesse sentido, Sader ressalta que é preciso fortalecer o jornalismo alternativo e avalia que a democracia não é apenas o acesso aos bens, mas também à informação e à educação. Por isso, opina que neste próximo mandato o governo deve avançar nesse sentido.
O cientista ressalta que a vitória de Dilma foi “duríssima” e relembra que em primeiro momento, a disputa foi acirrada com a Marina Silva (PSB), depois com o Aécio Neves (PSDB), que durante o segundo turno chegou a ultrapassar a presidenta nos indicadores de intenção de voto. “Agora, o governo precisa regulamentar a mídia e permitir que a informação se difunda. A revista Veja atuou durante as eleições como um partido, e isso não é construção democrática da opinião pública”, diz.
Nesse sentido, Sader ressalta que é preciso fortalecer o jornalismo alternativo e avalia que a democracia não é apenas o acesso aos bens, mas também à informação e à educação. Por isso, opina que neste próximo mandato o governo deve avançar nesse sentido.
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