Queda de preço do petróleo não preocupa Opep


Jornal GGN - O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdallah El-Badri, afirmou hoje (quarta-feira, 29) que a queda dos preços não deve causar pânico nos produtores e que os fundamentos do mercado não mudaram.
“Nós não vemos muita mudança nos fundamentos. A demanda continua a crescer. A oferta também é crescente. A Opep está revisando a situação”, afirmou El-Badri em Londres, onde participou da conferência Oil & Money. "A coisa mais importante é que não se deve entrar em pânico", disse.
Desde junho, o petróleo tipo Brent perdeu mais de um quarto do valor. O preço, que era de mais de US$ 115 por barril, hoje está em US$ 86,89 por barril.
A queda dos preços está levando os produtores a considerarem a possibilidade de cortar produção para sustentar o mercado. A Opep deve se reunir no final de novembro, em Viena, para discutir metas de produção.
A meta atual é de 30 milhões de barris por dia. Esse volume deve ser reduzido, no que seria o primeiro corte oficial desde a crise de 2008. Badri sugeriu no mês passado uma produção de menos 500 mil barris.
Com informações da Reuters