domingo, 30 de janeiro de 2022

Anos de Chumbo: 50 anos do Desaparecimento Político de Ísis Dias de Oliveira.

 50 anos do Desaparecimento Político de Ísis Dias de Oliveira.

(30/01/1972 - 30/01/2022)
Mulher, jovem (29 anos), pianista, artista plástica, universitária, professora de cursinho popular de vestibular, militante estudantil, revolucionária, desenvolveu diversas atividades clandestinas de imprensa e contatos internacionais, atuava no núcleo estratégico de Carlos Marighella (ALN).
Ísis foi perseguida, presa e morta pela Ditadura Cívico-Militar (conforme documento do SNI de 11 de setembro de 1975 que noticia a sua morte em 31 de janeiro de 1972- documento esse encontrado pelo seu ex-marido José Luiz Del Roio).
Ela foi presa no dia 30 de janeiro de 1972 pelo Doi-Codi do Rio de Janeiro e até o dia hoje, 50 ANOS DEPOIS!, os seus restos mortais não foram encontrados.
Dona Felícia, mãe de Ísis, dedicou todos os dias de sua vida na busca pela sua filha e morreu sem que o Estado Brasileiro lhe tivesse feito justiça.
"Quando eu não puder mais falar, vocês falarão por mim" dizia Dona Felícia. Pois bem, continuemos na luta pela verdade dos fatos históricos.
Que a memória vença o negacionismo histórico!
A melhor homenagem que podemos fazer a essa juventude que lutou contra a ditadura e a favor da democracia é a de darmos continuidade as suas lutas.
Que o cinquentenário do desaparecimento de Ísis Dias de Oliveira nos motive a lutar contra os herdeiros da ditadura.
Esse é o ano de derrotar o presidente que tem nos torturadores os seus principais herois.
Esse é o ano de dar a resposta a quem chamou de cachorro aqueles que tentam encontrar os ossos dos desaparecidos para que sejam devolvidos as suas famílias - ainda que tardiamente.
Esse é o ano de acabar com a política que cotidianamente atrapalha o trabalho da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos (criada em 1995) e que nega o Relatório realizado pela Comissão Nacional da Verdade (2011-2014).
Que não cheguemos ao centenário do desaparecimento de Ísis sem saber o que ocorreu com ela e com os demais desaparecidos políticos!
...
Mais Informações sobre Ísis: verificar o Relatório da Comissão da Verdade volume 3, a partir da página 831, link: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/.../volume_3_digital.pdf
-
"Recomenda-se a continuidade das investigações sobre as circunstâncias do caso para a localização de seus restos mortais, identificação e responsabilização dos demais agentes envolvidos" p. 835 do volume 3 do Relatório da Comissão Nacional da Verdade.
-----
A foto de Ísis me foi enviada por Sônia Irene Silva Do Carmo, amiga, companheira de atividade política e colega de Ísis Dias de Oliveira.

Nenhum comentário: