domingo, 30 de janeiro de 2022

Centrão mira em cidades menores.

 


Centrão mira em cidades menores para seguir com força no Congresso

Desempenho tem sido melhor nas cidades com média de 15,5 mil habitantes; bloco obteve votos em 95% dos municípios desde 2010

Plenário do Senado Federal – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O bloco político conhecido como Centrão conta com a votação das pequenas cidades do país para manter seu poder de influência no Congresso Nacional nas próximas eleições.

Os dados divulgados pelo jornal O Estado de S.Paulo mostram que o grupo partidário possui votos em quase todos os municípios brasileiros, sendo que 1.294 cidades elegem políticos que estão dentro do grupo graças à distribuição de verbas para prefeitos aliados, entre outras estratégias.

Os deputados federais do Centrão foram votados em 95% de todas as cidades brasileiras, o que representa 5.298 municípios, desde o ano de 2010.

A força do bloco também aumentou com o tempo: o grupo de partidos obteve 22,1% dos votos para deputado em todo o país desde 2010, e esse montante chegou a 24% na disputa eleitoral de 2018.

Atualmente, o grupo é responsável pelo controle da Câmara dos Deputados, comandada por Arthur Lira (Progressistas), além da própria presidência da República, uma vez que Jair Bolsonaro recentemente filiou-se ao PL.

Até mesmo o Orçamento federal sofre influência do Centrão, já que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (presidente licenciado do Progressistas) pode dar o aval a remanejamentos de verbas.

Mesmo com todo esse apoio ao atual governo, os pré-candidatos à Presidência da República consideraram composições partidárias com Progressistas, PL e Republicanos, além de outros partidos, como Patriota, Avante, PSC e PROS.

Nenhum comentário: