quinta-feira, 23 de julho de 2009

SAÚDE - Antibiótico em tratamento dentário pode ser arriscado.

Por Redação, com Agência Brasil - de Brasília

No futuro será difícil tratar uma simples dor de dente

O uso de antibióticos em tratamentos dentários pode e deve ser evitado, pois há alternativas de alta eficácia. A recomendação consta da tese de doutorado em odontologia vencedora do Grande Prêmio Capes de Tese 2008, na área de ciências da saúde.

Desde a conclusão do mestrado, o professor Rogério Castilho, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), analisa bactérias causadoras de infecções nos dentes. Para ele, há maneiras de tratar o problema de forma a evitar os antibióticos.

– Durante nosso estudo, percebemos que as bactérias tinham adquirido resistência a essas substâncias –, afirma Castilho. Para ele, usar antibióticos pode ser arriscado.

– Estamos fortalecendo as bactérias. Assim, no futuro pode ser muito mais difícil tratar uma simples dor de dentes –, alerta. Ele defende a venda dos antibióticos apenas com prescrição médica.
Fonte:Correio do Brasil.

Um comentário:

Nellyme disse...

o meu dentista de cada vez que vou extrair um dente, receita-me antibiotico durante 7 dias e depois extrai o certo é que realamente arranca-me sem dor o ke não acontece se não tomo antibiotico.. e já agora qaula a outra forma se não tomar antibiotico peço para fazer o kê??'