terça-feira, 30 de novembro de 2021

Moitará

 

Colégio Pedro II e Rede Moitará convidam!CICLO DE ATIVIDADESTERRITÓRIOS E TECNOLOGIA30/11 | 16h - Políticas Públicas e iniciativas cidadãs07/12 | 16h - Democratização dos dados e apropriação social da informaçãoInscrição para envio do link do zoom, aqui!
| Coleção Máquinas, Linhas e Territórios |
A ordem global atravessa uma profunda crise. Desde o desdobramento da crise financeira de 2008 naquela da dívida soberana na Europa, a globalização, em termos econômicos e culturais, não consegue mais encontrar sua governança. A coleção Máquinas, linhas e territórios se debruça sobre as novas linhas que essa profunda transformação instaura. As obras que compõe a coleção tentam abordar as metamorfoses que constituem o pano de fundo desses enigmas: a maior dela infinita fragmentação e precarização do estatuto do trabalho dentro das redes de uma circulação que se tornou imediatamente produtiva, como vimos inclusive durante a pandemia. O deslocamento geopolítico global, a crise de representação nas democracias ocidentais, as crises migratórias e a emergência de um novo cenário monetário e tecnológico são elementos que demarcam um novo momento na interação global e alteram ontologicamente a vida contemporânea determinando as linhas que atravessam e podem desenhar um novo paradigma global. Ao mesmo tempo, nessas mesmas redes e novas formas de organização produzem-se  novas formas de autonomia: as plataformas que são hoje a nova fronteira da acumulação capitalista são também plataformas de luta e resistência.
O Ecossocialismo de Rojava: a potência da práxis do comum Joyce Karine de Sá Souza e Ana Clara Abrantes Simões
"Uma proposta ecossocialista insere- se nessa dimensão de uma alternativa radical. O ecossocialismo une as lutas ecológicas e as lutas socialistas a partir dos seus objetivos comuns, ou seja, “questionar a automização da economia, do reino da quantificação, da produção como um objetivo em si mesmo, da ditadura do dinheiro, da redução do universo social ao cálculo das margens da rentabilidade e às necessidades de acumulação do capital” e propor valores qualitativos: “o valor do uso, a satisfação das necessidades, a igualdade social para uns, a preservação da natureza, o equilíbrio ecológico para outros” (LÖWY, 2014, p. 40)"
Para ler esse e outros textos na íntegra, acesse o site da Revista Lugar Comum clicando no botão abaixo:
Leia mais
Twitter
redemoitara.net
Website
Copyright © 2021 Rede de Laboratórios Moitará, All rights reserved.You are receiving this email because you opted in via our website.Our mailing address is:
Rede de Laboratórios Moitará
Avenida Pasteur, 250
Botafogo
Rio De JaneiroRj 22290-240
Brazil
Add us to your address book
Want to change how you receive these emails?You can update your preferences or unsubscribe from this list.Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário: