domingo, 14 de setembro de 2008

CINEMA - Berlusconi veta filme incômodo para Bush.

Berlusconi não deixou ficar mal o seu amigo BushO novo filme de Oliver Stone, «W», que retrata a vida de Bush antes de chegar à presidência dos EUA, já não vai abrir o Festival de Roma porque Silvio Berlusconi não gostou da ideia. Por outro lado, o filme sobre "os crimes dos partizans italianos perpetrados depois do fim do fascismo e da ocupação nazi" será um dos "enventos especiais" do Festival.

"Estávamos a negociar com o Festival de Roma quando os organizadores comentaram que Berlusconi era um grande defensor de Bush e não iria gostar que o filme abrisse o Festival", afirmou fonte da agência DDA, promotora do filme, ao diário La Repubblica

O filme, que conta a história de como George W. Bush, um jovem alcoólico, se tornou Presidente dos Estados Unidos, foi várias vezes anunciado pela imprensa italiana como o filme de abertura do Festival de Cinema de Roma, que vai decorrer entre 22 e 31 de Outubro. Mas, perante a recusa, a promotora ofereceu a projecção do filme ao Festival de Londres, onde se vai estrear no dia 23 de Setembro.

Contactado pelo La Repubblica, o novo Presidente da Câmara de Roma, Gianni Alemanno, líder do partido pró-fascista Aliança Nacional, afirmou que o Festival de Roma vai dar prioridade aos filmes italianos. Mais longe foi o seu verador da cultura, Umberto Croppi: "quem agora dirige o Festival de Roma sabe qual é a maioria que hoje governa o país", declarou, para logo depois dizer que as suas palavras tinham sido mal-interpretadas.

Do lado da oposição ao governo Berslusconi, a vereadora da cultura de Lazio, Giulia Rodano, declarou que "este é um grave golpe no prestígio e no pluralismo cultural e artístico do Festival de Roma, que pode atentar contra o seu futuro".

Ao que tudo indica, depois de terem rejeitado o filme, os organizadores do Festival de Cinema de Roma ainda voltaram atrás, mas "já era tarde demais". "Num dado momento o festival de roma arrependeu-se e pediu-nos de volta o filme, mas a Dennis Davidson já havia aceitado fazer a estreia mundial no Festival de Londres", esclareceu a mesma fonte da agência DDA.

Ainda de acordo com o jornal La Repubblica, o certame de Roma contará com o filme "Il sangue dei vinti", do italiano Michele Soavi, baseado num livro de Giampaolo Pansa que fala nos "crimes perpetrados pelos partizans depois do fascismo e da ocupação Nazi". Esta película estará fora do concurso mas constituirá um dos "enventos especiais" e promete criar polémica.
Fonte: Esquerda.net

Nenhum comentário: