quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CRISE AMERICANA - Apoiando as horrendas práticas de negócios das instituições financeiras dos EUA.


por Richard C. Cook [*]

A finalidade desta breve declaração é exprimir publicamente minha admiração e assombro pelo meio que o presidente do Federal Reserve, O Honrado Ben Shalom Bernanke, o presidente do Federal Reserve Bank of New York, O Honrado Timothy F. Geithner, e o secretário do Tesouro, O Honrado Henry M. Paulson, uniram-se para tão efectivamente resolver os problemas financeiros dos Estados Unidos da América.

Após intensas deliberações, e com a ajuda de milhares de bem pagos economistas, contabilistas e outros profissionais nas suas equipes, estes três altos responsáveis das nossas principais agências financeiras conceberam um plano que é de tirar o fôlego pela sua simplicidade, amplitude de âmbito e não-partidarismo no seu apelo aos nossos valorosos representantes no Congresso.

Eles serviram bem o presidente do Estados Unidos, O Honrado George W. Bush, e o vice-presidente, O Honrado Richard B. Cheney, os dois dedicados e esforçados servidores públicos a quem confiámos o espírito, a integridade e a prosperidade da nossa república.

Os três refinados homens acima mencionados decidiram recomendar um plano pelo qual vários milhões de milhões de maus empréstimos serão subtraídos das contabilidades de qualquer número de instituições financeiras ameaçadas por novas bancarrotas, incluindo instituições possuídas por estrangeiros, e serão somados às contabilidades como passivos ou passivos potenciais do governo dos Estados Unidos.

Mesmo considerando que estas dívidas foram incorridas pelas ditas instituições financeiras através de horrendas práticas de negócios e frequentes fraudes puras e simples, torná-las da minha própria responsabilidade, da de nossos filhos e netos, e da nossa posteridade de forma perpétua, tem um diabólico toque de génio caprichoso.

Estou certo de que o nosso Congresso, constituído por homens e mulheres que removeram todas as salvaguardas regulamentares que poderiam ter impedido uma tal derrocada, e que muitas vezes foram eleitos para os seus postos através de contribuições de campanha efectuadas por executivos das instituições financeiras agora em perigo de colapso, imediatamente confirmarão a sabedoria destas medidas agora propostas e rapidamente as aprovarão.

Para todos aqueles que tão fortemente avançaram na hora de necessidade do nosso país, o que mais posso eu dizer senão "obrigado senhoras e senhores".


[*] Ex-analista do governo federal dos EUA. Durante a sua carreira actuou na U.S. Civil Service Commission, Food and Drug Administration, Carter White House, NASA e Departamento do Tesouro. Seus artigos sobre política económica, política e temas espaciais têm sido publicados em numerosos sítios web. Está a preparar um livro sobre reforma monetária, intitulado "We Hold These Truths: The Promise of Monetary Reform". É o autor de Challenger Revealed: An Insider's Account of How the Reagan Administration Caused the Greatest Tragedy of the Space Age , considerado como "o mais importante livro sobre voos espaciais dos últimos 20 anos". Seu sítio web é www.richardccook.com . Para informação sobre como encomendar seu relatório especial "Election 08: Crime Family Food Fight or Threat to Mankind?" contacte EconomicSanity@gmail.org .

O original encontra-se em http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=10303


Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Nenhum comentário: