Frank CarlucciFrank Carlucci, embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal de 1975 a 1978, confirmou que as actividades da CIA em Portugal em 1975 foram directamente dirigidas por ele.
Carlucci fez estas declarações aos investigadores Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá que vão lançar em Lisboa o livro: "Carlucci vs. Kissinger - Os EUA e a Revolução Portuguesa".
Numa altura em que o governo da Bolívia expulsou o embaixador norte-americano acusando-o de estar a agir para fomentar os separatistas que se opõem ao presidente Evo Morales, legitimamente eleito, as declarações do antigo embaixador Frank Carlucci são bastante significativas.
Carlucci declara: "Tudo o que a CIA fez foi sob o meu comando. Qualquer acção que possa ter desenvolvido destinava-se a executar a política dos EUA, que era apoiar as forças democráticas em Portugal. A CIA era parte da equipa [da embaixada] e eles faziam o que lhes mandava".
Carlucci faz esta afirmação para justificar a sua oposição ao ex- Secretário de Estado Henry Kissinger, que teria defendido a necessidade de uma intervenção militar dos EUA, considerado que "Portugal estava perdido para os comunistas" e que uma intervenção norte-americana serviria como vacina para países como Espanha e Grécia.
Carlucci, pelo contrário, achava que os EUA deviam apoiar Mário Soares e o que ele considerava as "forças democráticas".
A apresentação do livro está marcada para o próximo dia 30 de Setembro na Fundação Luso-Americana em Lisboa.
Fonte: Blog Esquerda.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário