terça-feira, 18 de abril de 2017

POLÍTICA - Globo desmente Globo.


Por Michel Arbache
Do portal Luis Nassif
“O mentiroso precisa ter boa memória” - (Quintiliano).
“Elas sabiam de tudo”
No dia 12/04/2017, o jornal O Globo noticiou que, segundo Marcelo Odebrecht, Dilma Rousseff e Graça Foster “tinham conhecimento do pagamento de propinas para PMDB e PT” (1). Como nas infinitas manipulações que ocorrem na velha mídia, esta era uma meia-verdade que, no caso, visava contar uma meia-mentira. Com sensacionalismo, o que a matéria queria dizer é que “Dilma e Graça sabiam da corrupção”, ou seja, “Dilma e Graça eram coniventes com a roubalheira”. Tal artifício visava recobrar a bomba semiótica representada pela capa da revista Veja (23/10/2014) lançada às vésperas da eleição.  Na tal capa, as fotos de Dilma e Lula com o título “Eles sabiam de tudo”. Esta afirmação seria do doleiro Alberto Youssef. Por todo o Brasil, circularam cartazes que reproduziam a capa da Veja. Em seguida, no dia da eleição (26/10/2014), circulou forte boato de que o doleiro Youssef tinha sido assassinado.
O Desmentido: “Elas não sabiam de tudo”
No dia 14/04/2017, o G1 (portal da Globo) noticiou algo totalmente diferente. No site, o título em letras garrafais: “Marcelo Odebrecht diz que Dilma e Graça Foster o questionaram sobre propina ao PMDB” (2). É um título malicioso que leva o leitor menos atento a imaginar que o “questionamento” de Dilma e Graça sobre propina seria uma divergência (“por que não para o PT?”) e não uma reprovação (“propina é inaceitável”). Mas, escondida na matéria, está a informação verídica buscada na transcrição da fala de Marcelo Odebrecht:
"Eu não acho que as duas [Dilma e Graça] estavam envolvidas, não sabiam, na hora que eu coloquei, eu desarmei a questão. Como é que elas iam conduzir esse assunto, se o partido delas tava envolvido?"
Como se pode constatar, é algo totalmente diferente que desmente o que a própria Globo noticiara dois dias antes. E não vale o argumento de que a Globo não tinha conhecimento da fala completa de Marcelo Odebrecht, cuja delação vazou ao vivo para um site de direita (3).
Temer defendeu demissão de Graça, que investigava propina para PMDB
Voltemos um pouco mais no tempo. No dia 07/01/2015, Ricardo Noblat, um dos principais articulistas da Globo, publicou um texto sob o título “Por que Dilma não demite a presidente da Petrobras?” (4). O texto é emblemático. Começa dizendo que o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, “conhecedor das entranhas da roubalheira na Petrobrás” (?), recomendara a demissão de Graça Foster da presidência da empresa. Em seguida, Noblat referenda a recomendação do PGR com a concordância de Michel Temer, “elegante e diplomático como sempre (sic)”. Em suma: Graça Foster precisava sair da Presidência da Petrobrás. Ainda, Noblat critica Dilma por ter afastado Moreira Franco da Secretaria da Aviação Civil, já que, segundo o jornalista, “Moreira teve um bom desempenho na Secretaria”. Mas o mundo deu voltas e, algum tempo depois, o próprio Jornal Nacional, da Globo, teve que noticiar que os delatores da Lava Jato acusaram Moreira Franco, então à frente da pasta da Aviação Civil, de ter cobrado propina da Odebrecht (5). Continuando no emblemático post de Noblat, este disse que, segundo "apuração" (sic) de dois jornalistas da Globo, Dilma demitiu Moreira Franco porque ele defendeu a demissão de Graça Foster. Noblat foi ainda mais longe: disse que o comportamento de Dilma (em manter Graça) seria porque elas agiram juntas para "acobertar" (sic) o esquema de corrupção na Petrobrás "montado ainda no governo Lula(sic)". Esta é outra afirmação desmentida pela delação de Nestor Cerveró (6) (7), ex-executivo da Petrobrás, e do próprio Grupo Globo, que abriga o programa Manhattan Connection. Foi neste programa que, em 1996, então segundo ano de governo FHC, Paulo Francis denunciou ao vivo o que chamou de “a maior quadrilha que já existiu no Brasil” (7) (8). Vale lembrar que os diretores acusados de corrupção, como Paulo Roberto Costa,  foram alçados à diretoria ainda no governo FHC. Vários diretores entraram com processo contra Paulo Francis em Nova York, onde este vivia, com pedido de 100 milhões de dólares em indenização (9). Voltando ao texto de Noblat... A coisa fica mais nebulosa quando voltamos à delação de Marcelo Odebrecht. A matéria do G1 supracitada omitiu, mas Marcelo disse que avisou a Temer que Graça Foster investigava propinas para o PMDB (10). Fica no ar a questão: será que o então vice-presidente Michel Temer passou a defender a demissão de Graça Foster com propósito republicano, ou seja, com o único objetivo de ajudar a governabilidade da Presidenta Dilma Rousseff? Ou será que foi porque, segundo disse Marcelo Odebrecht, o vice-presidente teria sido avisado por ele, Marcelo, que Graça Foster resolvera investigar propinas ao partido dele? Não, claro que não. Michel Temer "nunca colocaria sua biografia em risco", como afirmou em recente vídeo no qual nega pedido de propina, conforme acusou um dos delatores da Lava Jato.
Aos fatos
“Primeiro, informe-se dos fatos; depois, distorça-os o quanto quiser” - (Mark Twain).
Se os investigadores e a própria Globo fossem atrás dos fatos, seríamos poupados de interpretações duvidosas, ou, do achismo do tipo “Eu não acho que as duas estavam envolvidas, não sabiam”. Se Dilma e Graça sabiam ou não dos desmandos na Petrobrás; se Dilma e Graça foram coniventes ou não com a corrupção, basta organizar os fatos pela ordem dos acontecimentos::
1-      Janeiro de 2011: Dilma Rousseff assume seu primeiro mandato como Presidenta da República;
2-      Fevereiro de 2012: Dilma Rousseff nomeia Graça Foster como presidenta da Petrobrás, uma presidência técnica que alçou uma diretoria técnica (11);
3-      Abril de 2012: dois meses após assumir a Presidência da Petrobrás, Graça Foster, após consultar Dilma, demite Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada. Posteriormente, seriam feitas outras demissões (12) (13) (14).
4-      Março de 2014: a Operação Lava Jato tem sua primeira operação deflagrada. Na mira, os desmandos de Paulo Roberto Costa, que foi preso. Depois seriam presos, respectivamente, Renato Duque e Jorge Zelada (15).
"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar" -
(Martin Luther King)
Fontes:
1- Globo: Marcelo Odebrecht indica que Dilma e Graça sabiam das propinas:
http://oglobo.globo.com/brasil/marcelo-odebrecht-indica-que-dilma-g...
2- Globo: Marcelo Odebrecht diz que Dilma e Graça Foster o questionaram sobre propina ao PMDB:
http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/marcelo-ode...
3- Vazamento da delação de Marcelo Odebrecht é transmitido ao vivo para O Antagonista, site de direita:
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/e-de-se-lamentar-...
4- Em post, jornalista da Globo engrossa lobby pela demissão de Graça Foster da Presidência da Petrobrás:
http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2017/01/por-que-...
5- Jornal Nacional - Moreira Franco, na condição de Secretário da Aviação Civil, teria pedido propina à Odebrecht:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/04/moreira-franco-...
6- Influência da Odebrecht e corrupção na Petrobrás vem antes do governo do PT, afirma Nestor Cerveró:
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-braskem-e-um-e...
7- O vídeo em que Nestor Cerveró "delata" Paulo Henrique Cardoso, filho de Fernando Henrique Cardoso, e diz que a corrupção já vinha do governo de FHC. No mesmo vídeo consta as acusações de Paulo Francis feitas em 1996, segundo ano de governo:
https://www.youtube.com/watch?v=qyC6A6uh504&t=8s
8- Jornal do Brasil - Paulo Francis tinha razão. E agora?
http://www.jb.com.br/opiniao/noticias/2015/04/23/paulo-francis-tinh...
9- Por que FHC cruzou os braços ante as denúncias de Paulo Francis?
http://www.viomundo.com.br/denuncias/paulo-moreira-leite-por-que-fh...
10- Marcelo avisou Temer que Graça Foster investigava propinas a PMDB:
http://www.valor.com.br/politica/4938457/marcelo-avisou-temer-que-g...
11- Graça Foster assume a Presidência da Petrobrás:
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/02/graca-foster-...
12- Três diretores devem deixar Petrobras, dizem fontes:
http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,tres-diretores-dev...
13- Petrobrás anuncia oficialmente a demissão de três diretores:
https://www.petronoticias.com.br/archives/8187
14- Partidos se irritam com mudanças feitas por Graça na Petrobras:
http://oglobo.globo.com/economia/partidos-se-irritam-com-mudancas-f...
15- PF prende ex-diretor da Petrobrás citado na Operação Lava Jato:
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pf-prende-ex-diretor-...

Nenhum comentário: