segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Esquerda.net

 Você

Seg, 02/01/2023 08:32
 
 
2 de janeiro
   
  
 
 
“Maioria absoluta do PS tem sido turbulência e instabilidade na vida das pessoas”
 
 
 
 
   
 
“Um dos aspetos mais visíveis do último ano é que a maioria absoluta do Partido Socialista, e que o PS exigiu em nome da estabilidade, deu-nos um período sem precedentes do ponto de vista da turbulência”, afirmou José Gusmão. 
  
VER MAIS
 
   
 
   
 
 
Francisco Louçã
 
Não é insónia e, pior, não estão sozinhos em casa
   
 
 O que a vertigem da viragem à direita em três países dos mais populosos do mundo deixa na sombra é como partidos do centro também se estão a deslocar para a direita. 
 
VER MAIS
 
 
 
 
 
 
   
  
  
      
   
 
Subida de Euribor aumentará ainda mais pressão sobre empréstimos à habitação
 
Simulações efetuadas pelo Público retratam subidas acentuadas nas prestações, com um aumento das taxas entre 2,5 e 3,5 pontos no espaço de um ano. Euribor continuarão a subir, especialmente durante o primeiro semestre de 2023.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Exorcizar o culto a Churchill
 
Tariq Ali fala do seu último livro, “Churchill: o seu tempo, os seus crimes”, numa entrevista em que Donny Gluckstein questiona quer o que está por detrás do culto deste ex-primeiro-ministro britânico quer o que ele pensa sobre a crise política na Grã-Bretanha hoje.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Tunísia: uma viagem à deriva no berço da Revolução Árabe
 
Nas legislativas de há duas semanas apenas votaram 8,8% dos eleitores depois do presidente Kais Said ter desenhado a régua e esquadro as leis que lhe permitem perpetuar-se à frente do país da Revolução dos Jasmins. Por Soraya Aybar Laafou.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
1.668 jornalistas mortos em 20 anos
 
Depois de anos de “acalmia progressiva”, em 2022 o número de jornalistas mortos por causa da profissão voltou a subir. Foram 58, dizem os Repórteres Sem Fronteiras que acrescentam que a maior parte dos jornalistas foram mortos em zonas de paz por causa de investigações sobre crime organizado e corrupção e não em zonas de guerra.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Votado ao silêncio: o repúdio das dívidas por Franklin Roosevelt, presidente dos EUA
 
Nos anos 1930, o governo dos EUA cancelou uma provisão central dos contratos de dívida envolvendo uma quantidade fenomenal de dinheiro. O repúdio da cláusula de ouro nos contratos de dívida em nome da ordem pública, do interesse geral e da necessidade é um episódio importante na história contemporânea. Por Eric Toussaint.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
Enzo Traverso: “As revoluções são a respiração da história”
 
Devemos superar o trauma da derrota das revoluções do passado. O problema é como reintroduzir uma ideia de futuro que seja capaz de integrar a ideia de liberdade, de igualdade e de salvação ecológica do planeta num programa comum diz o historiador italiano sobre o seu mais recente livro, uma monumental história das revoluções.
 
VER MAIS
 
 
  

Nenhum comentário: