sexta-feira, 26 de setembro de 2008

ARTIGO - Obrigado Mr. Paulson! Que não morra a esperança: uma homenagem a Celso Furtado.

Desenvolvimento ProjetoBr


Gustavo Antônio Galvão dos Santos

Obrigado Mr. Paulson! Que não morra a esperança: uma homenagem a Celso Furtado

Nosso presidente Lula sempre supreende! Com o senso de oportunidade ímpar, ele decretou para o mundo o "Fim do Neoliberalismo". Isso me fez lembrar, que esse mesmo neoliberalismo havia condenado Celso Furtado à marginalidade. Marginalidade de que sairia triufante hoje, se estivesse vivo. Na falta do mestre, lembrei de republicar um artigo que escrevi sobre ele.

Concluí este artigo no dia 23 de novembro de 2004. Poucos dias após a morte do grande economista. Comecei a escrever o artigo após chegar em casa vindo do velório, onde vi muitas coisas surpreendentes, entre as quais um abraço comovido entre José Serra e Marta Suplicy. Na época era estudante do doutorado de economia e funcionário do BNDES. Já estava abalado dias antes, em decorrência da demissão de Carlos Lessa do BNDES, por ter dito que a política monetária do Meirelles era um pesadelo. Aprendi que as pessoas poderiam ser demitidas por dizer o óbvio.
Para quem estudou economia de verdade, teve Maria da Conceição Tavares e Carlos Lessa como professores, e era intelectualmente honesto, o pesadelo era evidente. Para nós, um secretário do Tesouro como o atual Paulson nos EUA é uma freira perto do nosso Ministro da Fazenda da época. O mundo crescia como nunca e nós parados discutindo se daríamos mais 0,25 ou 0,75 para os rentistas. Diferentemente dos EUA, aqui nem era necessário alavacagem ou risco para se ganhar muito dinheiro especulando. Naquela época, grandes economistas sérios eram marginalizados nos jornais que entupiam os espaços disponíveis com "análises" e "artigos" de funcionários de bancos emitindo opiniões cansativamente repetitivas e supostamente isentas em defesa de teses completamente absurdas. Celso Furtado, como outros tantos, vivia no ostracismo, enquanto qualquer filhote de especulador cheirando a leite formado na PUC-RIO tinha o espaço que quisesse. Hoje já começo a sentir que – debaixo dessa crise monumental criada por tais economistas nos EUA – essas constatações estão começando a parecer "engraçadas". Cada vez mais, idiossincrasias de uma época insensata...
Porém, até poucos meses atrás, seriam consideradas “triviais”. Afinal de contas, Celso Furtado era um "dinosauro ultrapassado do desenvolvimentismo" e esses jovens metidos a econo-matemático$ eram os guardiõe$ da modernidade financi$ta. Como as coisas mudam com velocidade nesses tempos internéticos...
Outra economista absolutamente genial e cuja criatividade, ousadia e erudição deveria ser o tesouro perdido de todo jornalista econômico procurando análises ricas é Maria da Conceição Tavares. Ela também ficou marginalizada nos jornais por longos 15 anos. De repente mudou tudo. Em poucos dias após o pacotaço do Paulson, quando soubemos que há 600 trilhões de derivativos (em valor nocional) desabando sobre os economistas ortodoxos-financistas americanos. De repente, “não mais do que de repente”, o Estado e o keynesianismo viraram os novos ídolos do setor financeiro americano. Aqui, os filhotinhos da PUC ficaram estranhamente mudos. Há esperanças, talvez seja algum fio de dignidade, que ainda tenham.
Dignidade não dá para esperar de certas pessoas. Meirelles, como sempre repetindo platitudes, repetiu quase a exata frase dita por Bush sobre o Plano de salvamento de Paulson. Segundo nosso xerife do Banco Central o plano de Bush é "audacioso e bem pensado" (clique1 clique2). Bem, é uma opinião inusitada de se ouvir de alguém capaz de considerar que um gasto adicional em merenda escolar de 0,01% acima do superávit primário como algo quase criminoso e passível de punição com doses tóxicas de Selic. Meirelles com seu histórico de capataz da responsabilidade fiscal deveria pensar onze vezes antes de elogiar o pacotaço de Mr. Paulson.
Fez uma análise relâmpago e à distância sobre uma questão tão polêmica e conseguiu repetir uma platitude bushiana tão contundente. Será um gênio? Ora, depois que teve tempo para ler, quase toda a sociedade americana considerou esse plano imoral. Só a história dirá quantas das milhões de platitudes serão também julgadas como imorais.


A mudez dos “analistas de mercado” não pode emudecer a todos. Os jornalistas precisam trabalhar, e acabaram se voltando ao óbvio: "onde está Dona Conceição???" Pena que o Velho Paraibano não pôde assistir de camarote esse circo cômico de ideólogos atônitos imaginando como dizer de forma aparentemente inteligente e honesta: "esqueçam o que eu escrevi". Na falta do professor, vou colocar aqui no blog hoje um artigo que publiquei em novembro de 2004 por ocasião da morte de Celso Furtado e que busca explicar para não-economistas a importância da vida desse grande brasileiro e das idéias que ele defendia, mais uma vez na moda, graças a dose não-homeopáticas de pragmatismo paulsoniano.


Que não morra a esperança: uma homenagem a Celso Furtado

Gustavo Antônio Galvão dos Santos

A morte do professor Celso Furtado simboliza o fim de uma era de desenvolvimento. Uma era que ele soube traduzir mais do que ninguém. Somos de uma geração que vê a desigualdade e a pobreza como fatalidade. Não era assim que Celso Furtado via. Aliás, ele e sua geração de economistas não apenas viam, também participavam do processo político. E devemos a eles parte de nossa prosperidade e dos serviços públicos que ainda nos restam, principalmente nós que nascemos na chamada classe média.
Nasci em 1975, sou filho do milagre. Por favor, não me confundam com “filhote da ditadura”, como Brizola genialmente batizou um de nossos ex-presidentes. Sou filho do milagre, pois como disse meu avô certa vez para minha mãe: “vocês terão uma vida melhor que a nossa e seus filhos terão uma vida melhor do que a suas”. Essa era a mais pura "verdade". Meus avós iam à escola descalços, estudaram, mas nenhum deles fez curso superior. Lutaram e construíram famílias numerosas, respectivamente 8 e 9 filhos, bem típico dos anos 40 e 50.
Meus pais nasceram nos anos 40. Mais ou menos à época em que Celso Furtado escreveu seu primeiro livro ‘Contos da vida expedicionária – de Nápoles a Paris’ e sua tese de doutorado L’economie coloniale bresilienne. A vida era muito difícil, raramente comemorava-se o aniversário dos filhos como é feito hoje. Certa vez, ouvi essa história: uma de minhas tias, provalvemente estimulada pela convivência de amigas mais abastadas, resolveu insistir com minha vó para que lhe desse um presente de aniversário. De tanto insistir minha avó ficou comovida, e tirou do contado dinheiro reservado para o arroz, farinha e feijão um montante para satisfazer o luxo de minha tia. O dinheiro ia fazer falta, mas valeu à pena, pois ela ficou muito contente em ganhar um pequeno saco de biscoito cream cracker comprado a granel no armazém da esquina. Mas esse “luxo”, para uma família operária de 9 filhos, só foi possível graças à prosperidade econômica e à mudança cultural dos anos 50, pois imagino, que 20 ou 30 anos antes, se minha avó resolvesse ter esse mesmo capricho levaria um “chega pra lá” de minha bisavó: “aniversário?!, deixa de inventá moda, quer levar um cascudo?!
Quando digo que esse "luxo" só foi possível graças à pujança econômica dos anos 50, não quero dizer que meus avós não eram lutadores. As duas famílias criaram no conjunto 17 filhos e deram a todos o necessário, casa, comida, roupa (ainda que essa geralmente não era individual, mas coletiva), escola e amor. Eram guerreiros, como muitas outras famílias brasileiras, todavia, devem um pouco de sua relativa segurança financeira à grande oferta de empregos, aos salários elevados e as leis trabalhista vigentes entre os anos 40 a 60.
A prosperidade econômica e o otimismo foram particularmente fortes no governo JK, cuja política econômica foi baseada no planejamento do plano de metas cuja metodologia e idealização se baseou na iniciativa e nos estudos recém criados por Celso Furtado no BNDE e na CEPAL durante o governo democrático de Getúlio Vargas e na época da campanha presidencial. No governo JK, Furtado criou ainda a SUDENE com o objetivo de tirar o nordeste do atraso econômico e social. A esperança e a fé no futuro àquela época pode ser percebida pelo livro 10º livro de economia política de Celso Furtado: ‘A pré-revolução brasileira’.
Furtado, aliás, sempre teve grande preocupação com a má distribuição de renda no Brasil, como se pode depreender de seu 12º livro: ‘Subdesenvolvimento e estagnação na América Latina’. No Brasil vivemos uma espécie de sistema de castas, apesar de não tão rígido como na Índia. Existem os empregos de classe alta, os empregos de classe média, os empregos da classe operária e os subempregos dos marginalizados. As diferenças de remuneração entre essas "castas" é talvez a maior do mundo, e certamente muito maior do que na Índia.
Entre classe alta e média há alguma mobilidade, assim como entre classe operária e os marginalizados, mas entre a classe operária e a classe média, a mobilidade é limitada. Se o cidadão não encontrar a chave para essa mobilidade terá que se contentar com a indecente diferença salarial que existe entre um advogado estabelecido e um profissional qualificado como um carpinteiro, ou, pior, entre um dentista e um profissional desqualificado como um funcionário de comércio popular. A chave do portão que divide essas classes se chama universidade ou pequena empresa bem sucedida. Eventualmente podemos dizer que existem outras chaves como o político, o artista ou o esportista bem sucedido, mas essas são ainda mais difíceis.
Para os liberais, o desempregado é um vagabundo e o pobre não se esforça o suficiente para sair de sua situação. Mas isso não é uma verdade, pois a ascensão social é um rígido funil. Por mais que lutem, as vagas para o outro lado não aumentam significativamente por iniciativa própria. Pode-se passar no vestibular por mérito próprio, mas nem todo mundo pode ter “mérito próprio” suficiente, pois o número de vagas não aumenta. Por mais que aumente o “mérito próprio” de todos, muitos não conseguirão tirar do fundo de sua alma e de sua luta “mérito próprio” suficiente, pois mais "mérito" não significa mais vagas.
Com as microempresas acontece um evento semelhante ao vestibular. As vagas como empresários bem sucedidos no ramo de bares na periferia, restaurantes de PF, vendedores ambulante, dono de serralheria, caminhoneiro autônomo e carreteiro são limitadas. Mesmo que o número de ofertantes desses serviços aumente, a demanda não aumentará significativamente. O mesmo poderia não acontecer, se esses microempresários vindo das classes operárias e marginalizadas conhecessem de computação ou alguma tecnologia avançada desde criancinhas e criassem uma Microsoft, ou seja, inventando seu próprio emprego. Se tivéssemos um monte de geniosinhos obssessivos, bem alimentados, e com tempo e acesso a todo o conhecimento que anseiam adquirir, pode ser que o número de vagas entre microempresários bem sucedidos não fosse tão limitada. Mas isso não é uma realidade, nem aqui e nem mesmo nos EUA. Não é qualquer um que nasce com desejo e capacidade para ser um megaempresário inovador, mas mesmo entre os que nascem, são poucos que tem essa oportunidade. Na falta de melhores oportunidades, parte de nossos mais talentosos empreendedores vindos das classes menos favorecidas acabam criando empresas como a Fenandinho Beira Mar S/A. Cobrar que um desempregado seja um microempresário inovador bem sucedido é uma extrema injustiça e autoritarismo. Precisamos respeitar os desejos e os talentos das pessoas, considerando principalmente as limitações que lhes são impostas.
Resumindo, o funil é rígido e por mais que se esforcem poucos podem atravessar. Mas entre os anos 40 e 1980 a boca do funil foi muito alargada. Não apenas o funil foi alargado, como também a renda e as oportunidades de emprego dentro das diversas “castas” foram significativamente ampliadas. Posso dizer que meus avós pertenciam à classe operária, eles melhoraram de vida durante os anos 40 e 50, graças não apenas à própria luta, mas também àqueles “anos dourados”.
Com meus pais foi diferente, eles atravessaram o funil. Foi difícil, lutaram muito, trabalharam enquanto estudaram mas conseguiram. Meu pai consertava estofamentos, depois foi torneiro mecânico e acabou entrando na universidade, graças a muita garra. Mas entrou nela com a idade que tenho quando estou terminando meu doutorado. E, apesar das dificuldades iniciais, pôde aproveitar de oportunidades que não seriam imagináveis para meu avô. A farta oferta de empregos no período dava segurança aos jovens para sonhar um pouco mais, diferentemente de hoje, quando o desemprego assustador leva todos a buscar apenas a segurança financeira mínima, deixando guardado seus sonhos.
Quando meu pai saiu da universidade, em pleno milagre, ultrapassado o funil, pôde desfrutar da incrível fartura de empregos disponível aos integrantes da “casta média”. Podia-se dar ao luxo de adquirir apartamento, carro e mobiliar a casa com poucos meses de salário. Além de dar aos filhos todo o conforto, educação e cultura, que um legítimo herdeiro da “casta média” “mereceria”. “Os filhos teriam mais conforto e cultura que os pais” e se Deus quisesse, mais democracia.
A ditadura era terrível, era manchada de sangue e havia exilado nossas melhores cabeças como do professor e ex-ministro do planejamento de João Goulart, Celso Furtado, que naqueles terríveis 20 anos escreveu 15 livros e outro tanto de artigos e ensaios. Dizem que havia dez mil exilados compulsórios e voluntários. Todavia, a esperança e o sonho, o sonho colorido, tropical e solidário imaginado pelos modernistas e plantado sob ferro e sabedoria com Getúlio, com alegria e coragem por JK e com ciência e fé por Furtado resistia bravamente. Havia retrocessos, mas também avanços. O desenvolvimento era uma questão de tempo. Coragem e esperança não faltavam, nem a um lado nem a outro, nem à esquerda nem à direita. As primeira décadas do pós-guerra foram um período muito romântico no resto do mundo, mas aqui foram ainda mais.
Podemos dizer que esperança e o sonho permaneceram vivos até a eleição de Tancredo. Anistia, diretas já, Henfil, tudo correspondia ao sonho. Nem a dura recessão do início dos anos 80, a primeira em muitas décadas, infringiu um abalo severo em nosso simbolismo. Com as esperanças renovadas Furtado escreveu no primeiro ano da Nova República ‘A fantasia organizada’. Depois houve a morte de Tancredo, o fracasso do plano cruzado, a inércia do governo Sarney. Inércia que não foi acompanhada por Celso Furtado, que mesmo insatisfeito com a condução da política econômica, manteve a disciplina e fez uma gestão corajosa no Ministério da Cultura. Mas que naõ foi capaz de impedir o fracasso econômico do governo.
Até aí, tudo bem, a gente esperaria a nossa vez. As diretas ainda não haviam chegado... No entanto, com as diretas, veio o que o Professor Carlos Lessa chama de Fernandeca. Separado pelo feliz interregno de Itamar, que renovou-nos a esperança, vivemos entre os 2 anos de Collor de Mello e os 8 anos de Henrique Cardoso, um triste e constante balde de água fria. Como lembrou o Professor Lessa, podemos fazer uma analogia desse período com aqueles terríveis anos de miséria que assolavam o Egito de tempos em tempos, como se fosse uma prolongada praga de gafanhotos (ou fernanhotos) que se abateu sobre nós. Mas o professor Furtado não se abateu. Escreveu nessa época seu 34º livro, ‘O longo amanhecer’, de um total de 36 livros de economia política.
A fernandeca foi a década de mais baixo crescimento e maior taxa de média de desemprego em toda nossa história. E isso não aconteceu sob forte protestos da sociedade brasileira, o que não deixou de espantar Celso Furtado: "Como explicar que uma economia com a vitalidade da brasileira, que nos primeiros três quartos do século XX beneficiou-se de um ritmo de crescimento superado apenas pelo do Japão, tenha se conformado com uma taxa de decrescimento no decorrer deste último decênio? "
Como se não bastasse deixar a economia brasileira doente, os Fernandos se aproveitavam para pisotear e humilhar o enfermo, a proganda governamental ou semi-oficial se encarregou de desqualificar e desmoralizar os maiores símbolos de nosso orgulho. Primeiramente desqualificaram o sucesso de nossa história recente, a política de substituição de importações, de industrialização induzida pelo governo e muito bem descrita por Furtado, Tavares, Lessa, entre outros. Essa história que deu oportunidade para meus avós, meus pais e para mim. Como disse, sou filho da parte boa do milagre e neto da política econômica do Getúlio e JK. Essa história para mim é gloriosa, é uma história de luta, de esperança e de sonho. Eles não poderiam ter desqualificado o que temos de melhor. Atacaram nossos símbolos, nosso orgulho.
Nos anos 90 a Petrobrás virou “petrosauro”, a sistema elétrico mais limpo e barato do mundo virou "ultrapassado", o Proálcool virou rentseeking de usineiros, as estatais que nos deram uma fartura de aço, minérios, metais, celulose, petroquímicos, adubos, aviões e, principalmente, desenvolvimento, viraram paquidermes. O que vinha de fora, o que era importado era o único padrão, as expressões inglesas passaram a ser adotadas em um ritmo nunca visto, as recomendações que vinham do FMI e do banco mundial eram a única regra. Um dos Fernandos chegou a até a sugerir que Chico Buarque era um “artista menor” (?!!!). Passaram de todos os limites!!
Assim, crise econômica, mediocridade política, subserviência geopolítica e cultural, propaganda neoliberal e imposição de pensamento único com interrupção do debate e monopólios da mídia, durante a fernandeca, matou nossos sonhos e nossas esperanças... "Em nenhum momento de nossa história foi tão grande a distância entre o que somos e que esperávamos ser" (Celso Furtado)
Até que surgiu a luz no fim do túnel, não é uma luz tão recente, tem 24 anos, data da fundação do PT. Mas é uma luz que não parou de brilhar até as eleições presidenciais de 2003. Fundado a partir dos movimentos sindicais da segunda metade dos anos 70, o PT teve o Lula como fundador e estrela maior.
Lula ultrapassou sozinho todas as castas. Da marginalidade ao operariado, de operário a presidente. O Lula, metalúrgico, sindicalista e político também é um filho do milagre. Sua ida para São Paulo com a família, sua formação como torneiro mecânico no Senai e seu progresso social possivelmente também são netos do progresso econômico e social dos períodos Getúlio e JK.
A esperança venceu o medo nas eleições. É hora de vencer o medo no governo. Precisamos voltar ao ponto de onde paramos, voltarmos à esperança de um Brasil justo, igualitário, e cheio de alegria; alegria tropical, mestiça e autêntica. Um Brasil dos sonhos do professor Celso Furtado.
Será que todas as crianças nas ruas, e favelas e nas plantações puderam comemorar seu aniversário no ano de 2004? É hora do nosso povo voltar a sonhar em receber presentes de aniversário e até em coisas maiores, como no passado:
"Tínhamos a idéia de que, se o país conseguisse atingir um certo grau de desenvolvimento industrial, de desenvolvimento econômico propriamente dito, a um certo nível de desenvolvimento ganharia autonomia. Daria um salto enorme que significa sair de uma economia de dependência econômica para uma autêntica independência. Era nada menos do que isso que estava em jogo. E eu escrevei sobre isso, e disse que estávamos nas vésperas de dar esse salto. Foi nos anos 50, quando houve o debate sobre Brasília etc. Na verdade, houve uma tomada de consciência de um lado e de outro, o Brasil viveu o seu período mais intenso de construção política, de renovação do pensamento. Para mim, a história do Brasil tem um período extraordinariamente significativo, esse período que vai do fim do primeiro governo Vargas até o começo da ditadura militar, cerca de 20 anos. Foi uma ebulição política na qual todas as idéias vieram a debate, descobrimos tudo, tudo veio à tona, e foi um entusiasmo muito grande. Pelo Brasil afora, fui paraninfo de dezenas de turmas de estudantes...Era uma coisa muito empolgante, o país se industrializando, se transformando, incorporando massas de população à sociedade moderna” (Celso Furtado, dezembro de 2002; Caros Amigos, fevereiro).
Inclusive minha família e a do Presidente. Infelizmente...
“Isso tudo veio abaixo. E não veio abaixo porque a economia brasileira deixou de crescer, ao contrário, houve anos em que o Brasil cresceu mais ainda, mas veio abaixo porque mudou o estilo de desenvolvimento, e desapareceram as forças sociais que estavam presentes antes. Antes de 64 houve uma enorme confrontação de forças sociais, era aquele caldeirão, que causou tanto medo na grande burguesia e nos americanos... Passaram se trinta anos sem se poder pensar propriamente, ou sem poder participar de movimentos, a juventude mais agressiva e corajosa foi perseguida. Desmantelou-se o processo de construção do Brasil. E aquele ganho formidável alcançado no período anterior se perdeu. E o pior é que não foi possível abrir um debate sobre nada importante, porque toda a imprensa já estava controlada, tudo aferrolhoado, a juventude estava desmobilizada, era outro país" (idem).
Temos que ter novas esperanças e começar a sonhar de verdade, sonhar em escancarar o funil, chegou nossa hora, professor?
“ Se o Brasil partir da identificação dos problemas sociais, conseguirá criar um tipo de opinião pública como essa que se manifestou agora na eleição de Lula. De tudo isso, o mais importante é a diferença que há nesse movimento de hoje em dia, que é de raiz popular, de raiz social, partiu para a investigação dos problemas sociais e não dos problemas econômicos. Portanto, acho que se ganha uma parte da batalha se for priorizado o problema social. Isso eu compreendo que é um pouco a estratégia de Lula. Colocando o problema social, ele vai criar um tipo de opinião pública cada vez mais democrática, de raiz popular, e essa opinião pública de raiz democrática é que vai permitir consolidar esse próximo momento, e você vai ter finalmente a transformação do Brasil partindo do social e não do econômico” (idem).
Estamos rezando...Até agora não vimos nada. Mas talvez seja porque Celso Furtado, no alto de sua longa e nobre experiência conseguia ver além da vigente cortina de mediocridade e desesperança: "Em um futuro que, imagino, não será muito remoto, parecerá simples devaneio de intelectual ocioso a referência ao que está ocorrendo na América Latina neste final de era marcado pelo fundamentalismo mercantil." (Celso Furtado, 2004)
Professor, esperamos que esteja certo. Mas se não for dessa vez, pedimos força para sabermos carregar sua bandeira nas próximas oportunidades. Suas esperanças não morrerão.
Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2004
(quatro anos depois...)
Bem,
ele mais uma vez estava certo!
Obrigado Mr. Paulson!
Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2008

2 Comentários

Jose Oswaldo Bosso Comentário de Jose Oswaldo Bosso 23 horas atrás
Caro Gustavo Antônio Galvão dos Santos

Gostaria de deixar-lhe meus sinceros cumprimentos a você pelo seu artigo-depoimento, com histórias belíssimas, da trajetória de sua família e do mestre dos mestres, Celso Furtado.

Celso Furtado é uma figura “brasileiramente linda, lindamente brasileira” e humanamente universal, em pouco mais de meio século percebeu por duas vezes que o mundo estava passando por mudanças profundas, nos anos 40’s/50’s, como seu fecundo livro “Formação Econômica Brasileira”, de 1958, por sinal no mesmo ano que saiu o livro de outro grande brasileiro, Raimundo Faoro, “Os Donos do Poder”. Furtado partiu deixando a esperança, com “O Longo Amanhecer”. Temos o caminho traçado para reviver nas próximas décadas mais do que segundo milagre econômico, e sim a renascença brasileira sócio-econômica-cultural neste século que tem tudo para ser asiático-brasileiro-latino, e por que não?

Os blogs não são mais como rastilho de pólvora, isso foi coisa do século passado, agora a web é um verdadeiro acelerador de partículas com centros de explosões por diversas partes do globo, às vezes procurando as nossas origens, mas como escreveu Heidegger: “A origem não está atrás de nós, à origem está à frente de nós”, ou como lembrou Mauro Santayana, “O profundo se esconde na superfície” (Hugo von Hofmannsthal). Portanto o bom e velho jornalismo, puro sangue, sempre terá espaço e será bem vindo.

Saudações,

Jose Oswaldo Boss
Fonte: Comunidade Projeto Brasil.

Nenhum comentário: