quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CUBA - Furações levantam debate sobre embargo comercial.

Já está na hora de terminar este embargo criminoso contra Cuba instituído em 7 de fevereiro de 1962. São 46 anos e trouxeram prejuízos à Cuba de mais de US$ 200 bilhões. Também seria importante revogar as leis Torricelli de 1992 e Helms-Burton de 1996, leis que prejudicam não só os cubanos mas também empresas americanas que querem vender para Cuba.
Carlos Dória


Washington Post

A destruição provocada pelos furacões Gustav e Ike, que passaram por Cuba há poucas semanas, vem estimulando novos apelos aos EUA -- incluindo de grupos de exilados cubanos -- para que se acabe com o embargo há tempos imposto à ilha.

Pela primeira vez em 47 anos de história do embargo comercial norte-americano a Cuba, Washington ofereceu ajuda direta ao governo comunista da ilha. O governo cubano rejeitou a ajuda norte-americana.

A oferta marca um ligeiro abrandamento da política do governo Bush em relação a Cuba, motivada em parte por uma nova geração de cubanos-americanos. Mas até mesmo grupos de exilados cubanos mais radicais já sugeriram a suspensão temporária do embargo comercial.

Fonte: Blog Opinião e Notícia.

Nenhum comentário: