Meu mêdo é que na reta final, o conservadorismo, racismo e preconceito da sociedade americana, se tornem um fator de desequilíbrio a favor do MacCain.
Carlos Dória.
Por Jason Szep
ALBUQUERQUE (Reuters) - O republicano John McCain chega à reta final da corrida presidencial norte-americana com quatro pontos de vantagem em relação ao democrata Barack Obama, segundo uma pesquisa do jornal USA Today e da Gallup, divulgada no domingo.
Esta é a maior vantagem de McCain desde janeiro e uma virada em relação à pesquisa anterior do USA today, feita antes da convenção republicana, quando o senador pelo Arizona estava sete pontos atrás de Obama.
A nova pesquisa, feita entre sexta-feira e domingo, mostra que McCain está à frente de Obama com 50 por cento das intenções de voto, contra 46 por cento do democrata. As eleições acontecem no dia 4 de novembro.
Foram consultados 1.022 eleitores adultos registrados e a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O jornal USA Today disse que McCain ganhou um impulso significativo com a convenção republicana e com a escolha de Sarah Palin como candidata à vice-presidência. McCain também diminuiu a vantagem de Obama na economia, assunto considerado principal na campanha, segundo o jornal.
McCain disse em uma entrevista que foi ao ar no domingo que vai escolher democratas para seu gabinete e sua administração, como parte de sua tentativa de mudar a atmosfera política em Washington.
"Não sei quantos, mas posso dizer a você, com todo o respeito às administrações anteriores, que não será um só. 'Bem, temos um democrata agora"', disse McCain no programa "Face the Nation", da CBS.
Obama, 47, tem a mudança como tema de sua campanha há mais de um ano e meio, enquanto McCain, 72, passou a utilizá-lo mais recentemente. Antes, ele vendia principalmente a sua experiência.
Obama, em um entrevista gravada para o programa "This Week", da ABC, que também foi ao ar no domingo, disse que McCain fala em reduzir o rancor em Washington, mas a convenção republicana foi um evento altamente partidário.
"Acho que a maneira como você faz campanha prenuncia a forma como governará", disse Obama.
Um comentário:
Obama está na frente onde tem importância: no número de delegados, no mínimo 200 contra 157 do McCain. Resta, porém, 181 delegados em estyados indefinidos, e quem alcançar 270 leva. A questão está indefinida em cerca de 16 estados.
Postar um comentário