Manifestantes exigem cumprimento da leiImigrantes indocumentados a trabalhar em França desencadearam uma nova forma de luta, ocupando restaurantes de luxo de Paris. Os protestos estão a ser promovidos pela organização Droit Devant e pela confederação sindical CGT, que exigem a regularização imediata da situação de 1700 trabalhadores indocumentados. Os manifestantes só abandonaram o resturante Tour de l'Argent depois da sua direcção regularizar a situação de cinco trabalhadores ilegais.
Dezenas de activistas com bandeiras da CGT invadiram pacificamente os salões renascentistas de um dos seis andares do luxuoso restaurante "La Tour d'Argent", em Paris", para exigir a regularização da situação de trabalhadores indocumentados em França.
Entre os manifestantes encontravam-se cinco empregados do próprio restaurante, contratados em 2005 depois de apresentarem documentos de identificação falsificados. Os manifestantes só abandonaram o restaurante depois da direcção do restaurante preencher os documentos necessários à regularização da situação destes trabalhadores.
A iniciativa está a ser promovida pela organização Droit Devant e pela confederação sindical CGT, que já promoveram, e continuarão a promover, acções semelhantes em outros restaurantes e empresas. Os manifestantes dizem exigir apenas o cumprimento da lei, que prevê a regularização imediata da situação de trabalhadores indocumentados em sectores onde se registe falta de mão-de-obra.
De acordo com um porta-voz da CGT, "milhares de trabalhadores sem papéis descontam para a segurança social e pagam os seus impostos em França, sendo essenciais na restauração, construção e limpeza".
Fonte: Blog Esquerda.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário