quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BOLÍVIA - Oposição boliviana é criminosa.

Oposição boliviana é criminosa, diz presidente do Parlasul.

O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Dr. Rosinha (PT-PR), afirmou nesta terça-feira (27) em La Paz que a oposição boliviana é "irresponsável e criminosa".

Chefe da delegação do Mercosul enviada para acompanhar o referendo do último domingo (25), o parlamentar brasileiro criticou posturas como a da governadora do departamento de Chuquisaca, Savina Cuéllar, que em discurso pregou publicamente o "desacato" aos resultados do referendo.

"Já estive por diversas vezes na Bolívia nos últimos anos, e posso dizer seguramente que a oposição aqui age de forma irresponsável e, às vezes, até mesmo criminosa", afirmou Dr. Rosinha. "Se o referendo foi aprovado pelo poder Legislativo e foi realizado de forma transparente, não há como refutá-lo."

"A oposição deveria abandonar suas teses golpistas. Ao invés de tentar manipular a opinião pública, deveria se preparar para disputar as eleições de dezembro deste ano", observa Dr. Rosinha.

O convênio de observação eleitoral assinado pelo Mercosul com o governo da Bolívia - o primeiro dessa natureza em toda a história do bloco sul-americano - dura até o fim de janeiro.

Durante esse período, o deputado Dr. Rosinha permanece no país. "O resultado final do referendo deve sair no prazo de uma semana, a não ser que seja preciso refazer a eleição em algumas urnas", afirmou o presidente do Parlasul.

Sugestões

O presidente do Parlamento do Mercosul entregou à Corte Nacional Eleitoral (CNE) um documento com sugestões para o aperfeiçoamento dos processos eleitorais na Bolívia.

Entre as sugestões está a instalação de mesas fixas de informações em cada um dos locais de votação. No referendo do último domingo, havia apenas um funcionário para orientar as pessoas, e ele se movimentava pelas diversas seções eleitorais.

Outra sugestão é a utilização das agências de correio para a justificativa do voto das pessoas em trânsito, como acontece no Brasil, por exemplo.

Apuração perto do fim

Até o final da manhã desta quarta-feira (28), o CNE havia apurado 91,65% dos votos de todo o país. Os votos favoráveis à nova Constituição chegavam a 61,64%, contra 38,36% dos bolivianos contrários ao projeto.

Dos nove departamentos bolivianos, apenas Tarija, Oruro e Cochabamba haviam finalizado as apurações dos votos. Santa Cruz, principal pólo de oposição ao governo de Evo Morales apresentava a maior morosidade, com apenas 75% das urnas contabilizadas.
Fonte:Site O Vermelho.

Nenhum comentário: