sexta-feira, 19 de junho de 2009

MÍDIA - O que traz de novo o blog da Petrobrás.

O blog da Petrobras, Fatos e Dados, com 350 mil visitas em menos de duas semanas de vida, atirou no que viu e acertou o que não viu. Nasceu para tornar acessível à cidadania as respostas da estatal petroleira às perguntas de jornalistas de uma certa imprensa mercantil, sedenta de sangue na CPI da Petrobras. Tornou-se um demonstrativo do potencial democratizante e até libertário da internet.

Quem primeiro acusou a relevância do evento foram os editorialistas da própria imprensa mercantil: lançaram-se em matilha sobre o blog, dispostos a estraçalhar o recém-nascido no berço. Mas o sucesso de público do Fatos e Dados atesta que o tiro saiu pela culatra.

O insuspeito ombudsman da Folha de S.Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, acertou na mosca neste domingo (14) ao qualificar o debate debate como ''histérico''. Foi impreciso, porém, ao usar ''injustificadamente histérico'': as dinastias hereditárias da grande mídia tiveram fortes motivos, embora não propriamente justificativas, para o coro da histeria.

Até o Fatos e Dados, essa gente afiava os facões para estraçalhar a Petrobras por motivo da CPI criada no Senado. Contavam com esta para atingir o governo Lula, seu alvo número um, a escassos meses das eleições presidenciais. De quebra, atingiriam uma empresa que é seu antigo desafeto, por permanecer estatal, ter nascido da campanha de massas O Petróleo é Nosso, e como se não bastasse, estar colecionando êxitos insuportáveis, como a autossuficiência em 2007 e a descoberta do pré-sal no ano passado.

Estava tudo combinado entre a matilha midiática e a oposição conservadora. Seria a grande pauta anti-Lula de 2009, já que a crise capitalista global não parecia ter abalado a popularidade do presidente nem a ascenção de sua candidata em 2010.

Depois de mais de um mês sob ataque, a Petrobras decidiu reagir. Em legítima defesa. Democraticamente, civilizadamente, sem o menor arranhão à liberdade de imprensa (que merece ser defendida com unhas e dentes, por mais repulsivo que seja o uso que certos órgãos de imprensa fazem dela), criou o Fatos e Dados.

Este não sonega nada do que foi, é ou será publicado pela mídia mercantil. Simplesmente oferece mais fatos e dados, inclusive aqueles que os barões midiáticos ocultam ou distorcem de caso pensado.

Ao lançar mão da internet, o blog da Petrobras tornou-se em duas semanas um exemplo vivo da revolução comunicacional que a rede traz em seu ventre. ''Ganha dimensão histórica'' e ''aponta caminhos novos na relação entre mídia e sociedade'', como apontou Laurindo Lalo Leal Filho, entre inúmeros jornalistas rebeldes ao jugo dos barões da mídia.

Guarde o endereço: http://petrobrasfatosedados.wordpress.com. Em menos de duas semanas ele já entrou para a história da democratização das comunicações no Brasil do século 21.
Site O Vermelho.

Nenhum comentário: