Vamos entender de forma simplificada o efeito câmbio sobre a economia brasileira.
Os personagens do jogo:
* Empresa Interna
* Empresa Externa
* Fornecedor Interno (que vende para a Empresa Interna)
* Fornecedor Externo
* Consumidor Interno (que é o trabalhador da Empresa Interna)
* Consumidor Externo
O que ocorre nesse universo quando a moeda nacional (o real) se valoriza em relação à moeda internacional (o dólar):
1. A Empresa Interna compra insumos do Fornecedor Interno e vende para o Consumidor Interno e para o Consumidor Externo.
2. Aí o dólar se desvaloriza e os produtos externos ficam mais baratos. Em um primeiro momento, a Empresa Interna passa a adquirir gradativamente insumos do Fornecedor Externo. Barateia seus produtos e melhora o poder aquisitivo do Consumidor Interno (porque os produtos vendidos ficam mais baratos). Melhorando o poder aquisitivo, o mercado interno cresce.
3. À medida que o dólar vai se desvalorizando, mais e mais a Empresa Interna aumentará sua compra do Fornecedor Externo. Com isso, o Fornecedor Interno vai reduzindo suas vendas e demitindo o Consumidor Interno.
4. Nesse segundo momento, a Empresa Interna terá cada vez mais dificuldades em vender para o Consumidor Externo, porque o dólar mais barato tornará seus produtos (cotados em reais) mais caros do que os concorrentes externos.
5. Internamente, a Empresa Interna aumentará cada vez mais a compra de insumos externos. No começo, alguns componentes; depois vai substituindo componentes mais complexos, fabricados no país, por produtos importados. Com isso, além de enfraquecer sua rede de Fornecedores Internos, precariza cada vez mais sua força de trabalho. A importação acaba substituindo o desenvolvimento interno. Com isso, os melhores empregos acabam sendo transferidos para os Fornecedores Externos.
6. No terceiro tempo, a Empresa Externa invade o mercado com produtos mais baratos. E a Empresa Interna demitirá mais e mais sua força de trabalho.
Até agora se falou de empresas já instaladas e consolidadas no país. Mas com o dólar desvalorizado, torna-se extremamente difícil o aparecimento de empresas de conteúdo tecnológico - que são aquelas que geram os melhores empregos.
Japão, Coréia, China, seguiram um caminho único - que pareceu se abrir para o Brasil em 2003, quando houve uma maxidesvalorização cambial espontânea, que fugiu ao controle do Banco Central.
Muitas pequenas empresas, com produtos com algum grau de tecnologia, entravam no mercado internacional graças ao preço mais barato - proporcionado pelo câmbio favorável. Esse processo ocorreu amplamente no Brasil em 2003.
À medida que as vendas fossem aumentando, as empresas cresceriam, ganhariam musculatura e passariam mais e mais a investir em pesquisa, inovação, a melhorar a qualidade de seus produtos. Foi esse mesmo procedimento que transformou a Sony, Toshiba, Toyota, LG, Samsung em multinacionais globais.
As pequenas empresas brasileiras que arriscaram em 2003 foram varridas do mapa pela posterior apreciação do real. Quando o câmbio estiver no lugar certo, outras nascerão para retomar o caminho perdido.
Fonte:Blog do Luis Nassif
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