terça-feira, 24 de novembro de 2009

ELEIÇÕES - Serra deve amarelar.

Rovai

Busca de artigo por palavra-chave:
(24/11/2009 12:44)

Antes de mais nada faço questão de registrar que nada tenho contra o famoso verdão do Parque Antartica, mas não posso deixar de constatar que o time do nosso amigo Belluzzo amadureceu antes do fim do campeonato. Ou seja, amarelou.

Ao mesmo tempo, para fazer a análise da pesquisa divulgada ontem pelo CNT-Sensus, não posso deixar de usar esta amarelada palmeirense como paralelo em relação à decisão que um dos seus mais famosos torcedores, o governador de São Paulo José Serra, deve tomar nos próximos dias ou meses.

Na opinião deste blogueiro, a última pesquisa CNT-Sensus, joga ao menos meia pá de cal na candidatura de Serra. E ele deve também amarelar e ser candidato à reeleição.

Há até alguns meses Serra era apontado como favoritíssimo para a disputa presidencial. Na última pesquisa, num dos cenários prováveis ele tem 31,8%. Dilma 21,7%, Ciro 17,5% e Marina 5,9%. Ou seja, mostra uma eleição embolada.

O mais grave, porém, para a candidatura dele é que quando se pergunta ao eleitor quem foi melhor presidente, Lula ou FHC. Lula tem 76%, FHC 10%. E 11% dos eleitores acham que ele foram iguais. É uma goleada e tanto

Se fosse uma partida de futebol, seria algo como um jogo entre o Milan e o Jabaquara. Com todo o respeito que o Jabuca merece, seria um jogo muito desigual.

A disputa de 2010, por mais que tucanos e demos não queiram, vai ser pautada pela comparação entre os dois governos. Até porque a lógica política assim o exige. Eleitor que não é ideológico, não é bobo, como imaginam alguns marqueteiros e políticos. O voto deles tem lógica. Em 2010 esse grupo deve orientar o voto comparando os dois grupos políticos que já governaram o país. Vão comparar os anos FHC com os anos Lula.

Serra está percebendo isso. Por isso, tudo indica, vai amarelar. Se nada de grave ocorrer, tudo indica que em março Serra estará embolado com Dilma. E se Ciro vier a manter sua candidatura, estará a uns 7 ou 8 pontos no máximo dos dois. Marina, apesar do esforço das Organizações Globo de torná-la parte do jogo, não deve chegar a 7 ou 8 pontos neste cenário com outras três candidaturas fortes.

O que é preciso saber é quando Serra vai amarelar. Se no fim do campeonato, como o seu time do coração, ou seja, lá pra março. Ou se vai abrir mão da disputa ainda neste ano. Não acredito que ele antecipe a decisão. Até porque também conta com o imponderável futebol clube.

Aí vem a pergunta que todos os analistas políticos se têm feito, com Aécio a disputa será mais difícil para a base governista? Talvez, mas não acho que isso “embaralha o jogo”, como alguns têm dito.

Aécio só tem alguma chance se conseguir rachar a base do governo. Mas isso não é tão simples, principalmente se Serra vier a desistir apenas em março.

Além disso, se vier a ser candidato qualquer marqueteiro meia-boca vai apresentar imagens do governador de Minas criticando políticas do governo Lula e o próprio Lula. Há imagens assim aos borbotões.

Vai dizer que Aécio é do PSDB, de FHC. Que defendeu durante 8 anos o governo FHC; que fez parte da base de FHC no Congresso; que foi presidente da Câmara naqueles anos FHC; que como FHC privatizou empresas em Minas etc., etc., etc.

Como FHC virou uma âncora para que uma nova embarcação tucana chegue ao planalto, isso também vai atrapalhar muito Aécio, como já atrapalhou Alckmin e Serra nas outras eleições.

Por mais que a oposição não deseje isso, impossível que na campanha de 2010 boa parte dos eleitores não decida seu voto comparando o governo Lula com o de FHC. E isso não é Fla x Flu. É Milan x Jabaquara.

Fonte:Blog do Rovai

Nenhum comentário: