sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CONSOLO A UM VELHO.

Raul Longo

CONSOLO A UM VELHO

Fiquei com muita pena do velho desse PPS anexo.
Fico pensando se realmente existirá o autor infelizmente desconhecido ou que não quis assumir a autoria de seu lamento. De toda forma, peço que repassem essa tentativa de consolar o pobre velho.

Meu Velho:
Entendo que você se revolte com os Sem -Terras por invadirem fazendas e estradas. Entendo que você se revolte com imagens como aquela do trator derrubando pés de laranjas da Cutrale.
Só não entendo porque você não se revolta com a Cutrale. A Cutrale invadiu terras da União para plantar aquele laranjal. Ninguém lhe informou isso?
Foi informado, sim, mas, como sempre, essas informações são muito escondidas, sem nenhum destaque, sem aquela repetitiva utilização da imagem do trator derrubando os pés de laranjas que jamais alimentariam qualquer brasileiro, pois a produção da Cutrale é toda exportada.
Portanto, posso entender sua revolta, meu Velho, mas você foi enganado pela mídia que nunca defende o direito dos leitores, dos que a assistem, e sim os de seus anunciantes. Por mais velho que seja, você certamente ainda é capaz de deduzir que as negociatas, os anúncios, as manipulações de informações e influências, interessam muito mais aos donos das TVs, rádios, revistas e jornais, do que o minguado preço de capa da publicação que você compra. Saiba meu Velho, que a rádio que você ouve e a TV que você vê ,achando que é de graça, não é não. Você paga um alto custo sendo enganado e ainda é usado para enganar outros.
Se você também for capaz de se revoltar com os ricos que invadem terras que não lhes pertencem, e não apenas contra brasileiros pobres; em sua sabedoria de velho acabará concluindo que aquele Sem Terra que avança com o trator sobre a usurpação da Cutrale, é um desses filhos que não fogem à luta, pois estava defendendo o que é nosso.
É um desses heróicos brasileiros que ao invés de ficar lamentando, estão fazendo o Brasil progredir como nunca em toda a história.
Durante quantos anos de sua vida, meu caro Velho, você se preocupou com a certeza de que seus netos já nasceriam herdando a segunda maior dívida externa do mundo? Quanto tempo você viveu na incerteza do amanhã? Com medo de que o preço da gasolina, a desvalorização da moeda, ou a crise em algum país do outro lado do planeta, aumentassem a inflação crônica, o desemprego sempre em alta? Só o que diminuía era a viabilidade de seus sonhos, está lembrado?
Como você não lembra, querido Velho? Isso tudo foi há apenas 7 anos, quando seu salário ficou congelado por 8 anos, o país ficou parado e para comprar qualquer coisa era um sacrifício, está lembrado? Pois hoje o Brasil é um dos países onde mais se produz, porque é um dos maiores mercados de consumo entre todas as nações.
Velho, meu Velho. Desperte! Não é hora de se prostrar só porque você ficou velho! Pense nos moços que hoje podem sonhar e desejar e realizar. Perceba que a Ford, por exemplo, que têm fechado fábricas em todo o mundo em razão da crise internacional, está iniciando seu maior investimento internacional aqui em nosso país, exatamente porque hoje somos o mercado mais ativo que há. Justo agora que, enfim, começamos a fazer desse país o berço esplêndido que sempre sonhamos, você resolve reviver velhos pesadelos do passado!
Além de que, você não está tão velho assim quanto diz. Mesmo não o conhecendo, posso perceber isso quando argumenta que nesse país negros e índios têm iguais oportunidades e a política de cotas estudantis é que é racista.
Uma qualidade comum a todos os velhos é a sinceridade, a franqueza. Acusam os velhos de ranzinzas, mas é que o verdadeiro velho não tem porque disfarçar seus sentimentos e suas próprias opiniões, não tem porque fazer-de-conta. Por isso não caem no ridículo das hipocrisias que buscam esconder o evidente só para parecer politicamente correto, pregando uma democracia racial que nesse país jamais existiu.
Você me faz lembrar de um amigo, realmente velho, quando a ele dirigiram algum comentário demagógico sobre 3ª idade: "- Terceira idade o cacete! Eu sou é velho mesmo!"
Era cafuzo e não escondia essa realidade, tampouco seu racismo: "- Lugar de índio é no mato e de negro no eito!" dizia reclamando da política de cotas de ensino, lamentando por seu neto um dia ter de dividir o mesmo professor com um negro ou índio.
Para alguém jovem e de um país racista como o nosso, difícil assumir essa franqueza. Nos Estados Unidos, por exemplo, John Kennedy teve de começar impondo, por lei, a aceitação do ingresso de negros nas universidades. Hoje, têm um presidente negro.
Quando foi lançado o programa de cotas, o Ministro da Educação explicou que se trata de um programa para corrigir erros históricos e que a medida que negros, índios e pobres forem se formando para instruir a outros de suas comunidades, onde brancos nunca querem ir, esse programa findará por, então, se tornar desnecessário. Mas isso de programa de educação é coisa de resultados de longo prazo, embora as primeiras turmas, formadas no final do ano passado, tenham apresentado excelente aproveitamento com mais de 60% de formandos com distinção, entre os inscritos no ProUni.
Claro que ao longo da história desse 2º país do mundo em população negra (só superado pela Nigéria), alguns negros se sobressaíram mesmo sem a ajuda de programas de acesso às oportunidades negadas por preconceitos étnicos ou sociais, mas cite um que não seja o Pelé (que não precisou estudar para se tornar um cidadão realizado). Consegue lembrar? Vou te ajudar: 3 dos mais importantes escritores do país, renomados na Europa ainda enquanto viveram, foram negros: Machado de Assis, que morreu pobre e cheio de dívidas. Lima Barreto, que faleceu com 41 anos de idade e marginalizado. E Cruz e Souza que teve seu corpo transportado em um vagão de transporte de cavalos, dentro de um caixão improvisado com tábuas de cerca e andaimes, sendo enterrado como indigente.
Evidente que existiram outros negros, e mesmo índios ou de quaisquer outras etnias que, nascidos pobres, conseguiram superar as enormes dificuldades dos preconceitos sociais, destacando-se por seus próprios méritos. Atualmente, em todo o mundo, pela imprensa e nas mais destacadas instituições internacionais, uma das personalidades mais admiradas é a de um brasileiro emigrante em pau de arara e que foi operário, mas daí a dizer que porque esse homem conseguiu superar o enorme preconceito de que foi e continua sendo vítima, todos os operários brasileiros tem idêntica condição de trocar o macacão de fábrica por outras funções nas quais demonstrem talento, é conversa mole pra enganar os muito jovens. Para ser mais exato: as criancinhas.
Não dá para negar realidade tão gritante que se comprova inclusive no fato de que apesar deste nordestino operário ter construído 12 universidades públicas em 7 anos de governo, enquanto nenhuma foi construída ao longo de muitas décadas de seus antecessores, ainda o julgam por não ter tido oportunidade de cursar universidade. Não cursou, mas está oferecendo oportunidades para quem nunca pode sequer sonhar com uma universidade. E por certo você ainda é jovem o bastante para, quem sabe, um dia poder reclamar de um índio ou negro na presidência do Brasil: "- Tá vendo! Bem que falei que esse negócio de botar essa gente na escola, ia acabar dando nisso!"
Portanto, meu Velho, deixe-se de tanta choradeira e lamento. Há ainda muito a ser feito e o Brasil espera sua participação. Temos ainda muitos problemas sérios! Seriíssimos! Herdados de tantos governos que somente privilegiaram os interesses estrangeiros e uma elite vagabunda, viciada em ganhar dinheiro fácil a custas dos que mais se esforçam por este país. Aqueles que realmente amam esse Brasil e não o demonstram com pieguismos e patriotadas, mas trabalhando diariamente para alimentar e construir o respeito internacional que finalmente usufruímos.
Os maus políticos que nos governaram durante tantos anos entoando falsos juramentos de bem querer à pátria, em verdade nos entregaram aos especuladores internacionais, nos envergonhando perante todo o mundo que nos apontava com uma das mais injustas e desumanas concentração de renda. E assim chegamos a esse descalabro e violência que tão justamente o indigna. Mas evidente, meu caro Velho, que em lugar nenhum do mundo se poderia resolver a miséria social produzida ao longo de séculos, em apenas uma década.
No entanto, Velho, estamos andando. Sem dúvida estamos andando e não mais parados,apenas vendo crescer os ajuntamentos, as favelas, os moquifos e mocambos, os cortiços e a marginalização da grande maioria da população. Tanto estamos andando que não só nossos programas são admirados pela eficiência e bons resultados em distribuição de renda, como são copiados pelas maiores economias mundiais. A dos Estados Unidos é um exemplo.
Quem diria, hein Velho? Você que a cada visita dos agentes do FMI já sabia que teria de enfrentar as cruezas de mais uma recessão que aumentaria a miséria social brasileira e, conseqüentemente, a fome e a violência nas grandes cidades, agora é o cidadão de um dos países com direito a veto nas ações do FMI!
Tem idéia do que isso significa, meu bom Velho? Hoje, não apenas nos livramos das imposições do FMI que até 7 anos atrás tanto nos premia e nos empurrava à bancarrota, como podemos impedir que o mesmo FMI faça com outras nações o que fez conosco, ou o que fez com a Argentina falindo aquele país, outrora o mais rico do continente.
Pois é, Velho! Não é mais o FMI que vêm aqui dizer o que temos de fazer. Agora nós é que vamos lá dizer ao FMI como as coisas tem de ser feitas para que o Fundo seja de investimento no desenvolvimento humano das nações, e não um Fundo de financiamento de especuladores inaptos, corruptos e prepotentes com o próprio povo, enquanto subservientes ao capital multinacional. Agora podemos dizer ao FMI que o investimento tem de ser nas pessoas, tem de reverter a todos os cidadãos de todas as classes sociais e não apenas para alguns privilegiados. Pois a verdade, Velho, é que ninguém se privilegia numa sociedade que alguns tem mais direito que outros. Nem mesmo aqueles incapazes de reconhecer os direitos de seus semelhantes.
Engana-se esse que se acredita privilegiado, porque um dia será vítima do fruto de seu próprio egoísmo atrás de uma arma, atrás da droga com que o traficante seduz seu filho, atrás do estupro de sua filha, do seqüestro de um seu familiar ou de si mesmo.
Você tem razão Velho! Não merecemos mais ouvir estas notícias. Temos de mudar essa realidade e para isso ainda temos muito a fazer, muito a participar. E não importa a idade, todos podemos ajudar, inclusive nós, os velhos. Poderemos ajudar muito se não ficarmos perdendo tempo com lamentações.
Agora, permita-me que o corrija, meu Velho, quando diz que o comunismo deixou de existir. Isso não é verdade. O verdadeiro comunismo, aquele em que acredita o gênio e a sabedoria de Oscar Niemeyer, sempre existirá. Principalmente depois dessa profunda crise internacional provocada pelo neo-liberalismo. Mesmo os mais destacados economistas do capitalismo estão recorrendo e citando os ensinamentos de Karl Marx. Ensinamentos, caro Velho, que foram esquecidos por Stálin e seus seguidores de governos que se disseram comunistas, mas em verdade agiram como fascistas impondo um controle estatal totalitário.
Ainda hoje esses pretensos comunistas incapazes de se adequar a evolução das sociedades, não entenderam a real proposta socialista, apegando-se a conceitos necessários e atinentes à época de Marx. Mas perdem o principal do velho mestre: seu método de análise e percepção das sociedades humanas, para através das sociedades estruturar soluções aos problemas econômicos.
Não se estrutura uma economia forte, meu Velho, apenas para um setor de investimento. Ou os investidores são capazes de enxergar que o retorno ao investido deve vir de todos os segmentos sociais e, conseqüentemente, retornar a todos os segmentos sociais, ou irão falir como faliram com a crise econômica que o mundo ainda está atravessando. E o maior exemplo internacional dessa realidade, mais uma vez é esse país que você inadequadamente lamenta.
Que é isso, meu Velho? O mundo inteiro apontado o Brasil como o que melhor reagiu e superou a crise, e você lamentando o quê? Veja que nos demos melhor até do que aqueles países a décadas considerados os mais bem sucedidos em situação social/econômica, como os estados socialistas de economia capitalista da Suécia, Dinamarca e Noruega.
Por aí você vê, querido Velho, que não é a toa que Niemeyer foi incluído entre as 100 mais destacadas manifestações da inteligência humana do século XX. E também não é a toa que nosso presidente foi distinguido com os mais importantes prêmios concedidos a chefes de governo em Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, além de outras significativas distinções internacionais entregues pela UNESCO na França e outra na ONU. É verdade que não nos transformou num estado socialista, mas seguindo os modelos das mais respeitáveis nações do mundo pela socialização de suas riquezas produzidas por uma economia capitalista, o Presidente do Brasil não só impediu que a crise se transforma-se no tsunami que continua castigando grandes economias internacionais, como está nos tornando uma respeitável economia mundial e, ainda mais, resgatando dezenas de milhões de brasileiros da miséria e da pobreza.
Então, meu Velho, temos de lamentar é os Estados Unidos onde ainda esta semana se bateu recorde mundial de desabrigados, albergados, Sem-Tetos. Temos de lamentar é o capitalismo neo-liberal que provocou essa crise que está vitimando tanta gente. Mas também temos de continuar festejando a derrota dos falsos comunistas, aqueles que justificaram totalitarismos empregando o nome de um ideal que ainda está para ser implantado em sua forma real e correta, como o sonha Oscar Niemeyer que sabe que o verdadeiro comunismo não será imposto, mas construído pela sociedade humana tal qual ensinava o mestre Marx ao se referir ao socialismo, que não tem absolutamente nada a ver com esses que o culpam por não ser pobre.
Muito pelo contrário! Verdadeiros socialistas são aqueles que combatem a pobreza como os estados socialistas da Escandinávia, ou esse nosso estado brasileiro que aos poucos vai transformando o país em verdadeira mãe gentil e não mais aquela que era amável com uns poucos, mas uma megera com a maioria.
No entanto caro Velho, se justo quando esse país vai se tornando, enfim, o daquele futuro anunciado por Stefan Zweig, hoje comemorado pelas páginas e telas de toda a imprensa internacional; você se diz incapaz de acreditar em alguma coisa e considera sua própria emoção um erro, desculpe a franqueza deste outro velho, mas fraco e cansado não é seu corpo, não são suas condições físicas e nem mesmo as psicológicas. Fraca é sua alma.
Esforce-se Velho! Reaja! Veja aí essa menina de Joinville da redação que você mesmo admirou! Já havia ouvido falar dessa redação, pois vivo próximo, aqui mesmo neste estado de Santa Catarina e, por isso, posso bem entender a dor dessa jovem que a mim também dói muito profundo porque temos um governador calhorda que realmente está destruindo nossas matas.
Esse péssimo político já recebeu o Prêmio Motosserra de Ouro e responde a processos de corrupção e crime ambiental levantados pela Operação Moeda Verde da Polícia Federal. Através de sua gang na Assembléia desse estado arbitrou criminosamente, afrontando a Constituição Brasileira ao criar uma lei ambiental exclusiva, para permitir que os latifundiários deste estado devastem as áreas hídricas de Santa Catarina. E isso logo após o enorme desastre ocorrido às margens do maior rio do estado, no final do ano passado.
Pois esse governador indigno que apóia o ex-presidente que quebrou o país 3 vezes e elevou a carga tributária e os juros à exorbitância de 40% a.a. (juros que continuam altos, mas já desceram aos mais baixos níveis da história) não só afronta a Constituição como a própria pátria ao usara P.M. do estado para atacar agentes federais no cumprimento de ordens de assentamento em terras desapropriadas por devastação florestal não autorizada.
Portanto, meu caro Velho, veja que contradição: acusar os Sem Terras apoiando àqueles que roubam o verde da flâmula do belo texto da estudante.
Evidente e muito justa a indignação dessa moça, pois ela vive muito próximo das cidades onde tantas pessoas morreram e perderam tudo o que tinham, em conseqüência da irresponsabilidade desse governador e os prefeitos de partidos a ele aliado, como o de Blumenau, do DEM. Uma corja que por qualquer propina permite desmatamentos, construções em encostas, em áreas de risco. Empreendimentos sobre áreas de preservação permanente, costeiras, dunas, praias, lagoas e mangues.
Portanto, meu bom Velho, ao invés de ficar aí chorando, levante seus braços fortes! Essa menina não é a última patriota, não! Tão pouco é minoria. O presidente dos Estados Unidos e o Primeiro Ministro da Austrália podem ter dito que nosso Presidente é o mais popular do mundo, mas aqui ele também é muito querido. As pesquisas de todos os institutos nacionais indicam 80% de aprovação ao seu governo pela população brasileira.
80%, caro Velho, é mais do que a maioria! E você vai ficar aí sozinho, só lamentando sua velhice sem fazer nada? Há muito a ser feito pelo Brasil e, finalmente, fazer alguma coisa em benefício do país agora dá resultado.
Você, com sua experiência, poderia alertar àqueles que são muito jovens para lembrar as tão tristes e vergonhosas experiências que vivemos entre 1964 e 2002, ajudando a evitar que esse país volte a ser o que foi, destruindo o sonho da garota de que algum dia possamos resgatar o que nos roubaram ao longo de tantos governos.
Ânimo e coragem meu Velho! Aprenda com um velho índio norte-americano que dizia que o homem que têm medo de morrer,morre muitas vezes antes de morrer de verdade. A vez, agora, é dos que não fogem à luta!
Vamos!
Raul Longo

Nenhum comentário: