sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IGREJA DOS EUA CONTRA OS KENNEDY.


Igreja dos EUA inicia cruzada contra os Kennedy

Atingir um para educar milhares. Dom Thomas Tobin, bispo de Rhode Island, nos EUA, deve ter pensado assim quando negou publicamente a comunhão a Patrick Kennedy, filho de Ted. A sua culpa: ser pro-choice, isto é, favorável à legislação que permite o aborto.

A reportagem é de Marco Politi, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 24-11-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O gesto surpreendente, destinado a atingir os políticos católicos que defendem a liberdade de escolha da mulher, marca dentro da hierarquia católica norte-americana uma inclinação ao fundamentalismo na relação com a política. É cedo para dizer se a maioria dos prelados está pronta para compartilhar essa decisão de Tobin.

Certamente, está se consolidando dentro do episcopado norte-americano uma minoria combativa convencida da necessidade de passar da formação das consciências para gestos punitivos contra os políticos que não seguem as diretivas da Igreja nas questões que Bento XVI define como "inegociáveis".

Negar a comunhão é um gesto duro. Uma sanção substancialmente a um passo da excomunhão. Justificável apenas se a autoridade eclesiástica dos EUA e de outros lugares decidisse seguir uma linha de rigorismo absoluto em todos os setores e sem consideração por ninguém.

Nos últimos dias, na Itália, o secretário da Conferência Episcopal Italiana (CEI) definiu os mafiosos como automaticamente fora da "comunhão eclesial" e, portanto, excomungados, mas não foi dada a indicação de negar aos chefes dos clãs – geralmente conhecidos – a eucaristia diante de todos.

Assim, o gesto de Dom Tobin assume um significado principalmente político. Um primeiro sinal já havia sido dado nos funerais de Ted Kennedy, naturalmente celebrado religiosamente como convém a uma histórica família irlandesa. Vozes prelatícias se levantaram, lamentando a concessão dos ritos eclesiais a um público pecador por ser defensor do direito a abortar.

Ainda por ocasião das eleições presidenciais de 2008 e de 2004, a ala dura do episcopado norte-americano havia pressionado para que fossem publicamente contestados os candidatos favoráveis à legislação abortista. Porém, nas competições que viram, em primeiro lugar, do lado democrático, John Kerry e em seguida Obama, ambos publicamente pro-choice, o Vaticano puxou o freio para evitar um confronto aberto entre a Igreja e o mundo político.

Aparece aqui uma diferença basilar entre o fundamentalismo protestante e o neofundamentalismo de alguns setores católicos. Na tradição dos movimentos evangélicos, a relação é essencialmente entre o fiel e Deus, e por isso, mesmo quando exercem fortes pressões políticas para aprovar ou impedir um certo tipo de leis, esses grupos agem segundo o consenso que conseguem mobilizar.

Na Igreja Católica, pelo contrário, vige o princípio de autoridade. Então, o ato de conceder ou de negar um sacramento a um político para obrigá-lo a ter um certo comportamento no parlamento aparece imediatamente como interferência da autoridade eclesiástica na vida das instituições.

No trajeto atormentado da reforma da saúde desejada por Obama, a atitude da hierarquia católica norte-americana certamente foi contrabalançado por uma nova agressividade política. A cúpula eclesiástica norte-americana não escondem que seu apoio ao presidente (já enfraquecido pela feroz oposição dos republicanos e dos lobbies de seguros) depende da inserção no projeto de lei de cláusulas que vetem os financiamentos públicos às interrupções de gravidez.

No fundo, define-se a "doutrina Ratzinger", expressada com extrema clareza pelo então cardeal, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em um documento promulgado em 2003. No texto, apelidado de Manual dos Políticos Católicos [o título original é "Nota doutrinal sobre algumas questões relativas à participação e comportamento dos católicos na vida política"], Ratzinger afirmava que não é permitido a "nenhum fiel apelar para o princípio do pluralismo e da autonomia dos leigos em política, para favorecer soluções que comprometam ou atenuem a salvaguarda das exigências éticas fundamentais".

Aborto, eutanásia, tutela do embrião, família monogâmica e escola católica. O pequeno "Sillabo" acrescentava que é um erro confundir a justa autonomia dos católicos na política "reivindicação de um princípio que prescinde do ensinamento moral e social da Igreja".

Portanto, estatuía o futuro Pontífice, não há espaço de avaliação para o legislador católico "quando a ação política se confronta com princípios morais que não admitem abdicações, excepções ou compromissos de qualquer espécie".

Nenhum comentário: