quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CUBA - Nada mais retrógrado que manutenção do bloqueio a Cuba


Nada mais retrógrado que manutenção do bloqueio a Cuba
Publicado em 14-Nov-2012
ImageQuando já entramos bastante e temos nada menos que 12 anos de século XXI, nada mais condenável e retrógrado que a manutenção do bloqueio econômico comandado pelos Estados Unidos - um embargo, para ser mais preciso - a Cuba, decretado ainda no início da segunda metade do século passado.

Lamentavelmente o bloqueio está mantido. Os EUA anunciaram nesta 3ª feira (ontem) que mantêm sua política de embargo econômico contra Cuba, mesmo após a ONU condená-la pelo 21º ano consecutivo. "Nossa política segue em vigor. Nossa política para Cuba está focada na criação de melhores laços com o povo cubano", proclamou Mark Tone, um porta-voz do Departamento de Estado americano.

Pior ainda: anuncia a manutenção logo depois de a maioria dos delegados na Assembleia Geral das Nações Unidas ter aprovado nesta 3ª feira, pelo 21º ano consecutivo, a condenação do embargo comercial vigente há meio século. Vejam a quase unanimidade: desta vez, 188 países votaram pela condenação do embargo, e apenas três, contra: EUA, Israel e Palau.

No debate na ONU, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, atacou a "política desumana, fracassada e anacrônica de 11 administrações sucessivas dos Estados Unidos" desde a decretação do embargo em assembleia da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Punta Del Leste (Uruguai) em 1962.

"Política desumana, fracassada e anacrônica"


O embargo, na verdade é uma verdadeira guerra econômica que os governos e administrações norte-americanas movem desde 62 contra a Ilha. Esta votação na ONU, de 188 contra três (USA, Israel e Palau), só comprova o isolamento, a ilegitimidade e a ilegalidade dessa guerra suja contra o povo de Cuba.

Mais grave, ainda, é a declaração do porta-voz do governo estadunidense, de que o chamado embargo está focado na criação de melhores laços com o povo cubano...não há limites para o cinismo. Eles não os têm nem diante de uma causa injusta e criminosa como a que sustentam.

O presidente Barack Obama inicia seu novo mandato em janeiro e a expectativa é que, reeleito, dê um passo como o ex-presidente Richard Nixon fez com a China no início dos anos 70 e restabeleça relações diplomáticas e comercias normais com Cuba. Como já fizeram toda a América Latina e todo mundo, todos os países...menos Palau...

Nenhum comentário: