sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ORIENTE MÉDIO - Israel, EUA e Canadá isolados em temas do Oriente Médio.


PDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaNações Unidas, 16 nov (Prensa Latina) A aprovação de várias resoluções relativas a aspectos do conflito do Oriente Médio e a questão palestina voltou a demonstrar o profundo isolamento dos Estados Unidos, Israel e Canadá nas Nações Unidas nessas questões.
Mais:
A solidão dos três países foi ratificada ontem na Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU durante a aprovação, por avassaladora maioria, de sete dos nove projetos adotados na sessão.

Nesses casos, os sufrágios na contramão das delegações israelense, norte-americana e canadense foram acompanhados apenas pelos pequenos Estados de Ilhas Marshall, Palau e Micronésia, para integrar um sexteto constante e negativo em quase todas as votações.

A eles se somaram Austrália e Panamá, em duas das resoluções submetidas ao escrutínio.

O primeiro exemplo desse afastamento foi a aprovação de um texto relacionado com os deslocados como resultado das hostilidades de junho de 1967 e outras posteriores, o que obteve 163 países a favor, os do sexteto na contramão e quatro abstenções.

O mesmo ocorreu com outros projetos referidos às operações de socorro da ONU para os refugiados palestinos (166-6-1), os bens e rendas dessas pessoas (164-6-2), a aplicação do Convênio de Genebra (163-6-4) e os assentamentos israelenses nos territórios ocupados (163-6-6).

Panamá e Austrália secundaram os seis liderados por Estados Unidos e Israel na contramão de uma iniciativa sobre o "trabalho do comitê encarregado de pesquisar as ações israelenses que afetam os direitos humanos do povo palestino outros habitantes árabes dos territórios ocupados".

E em outras intituladas "Práticas israelenses que afetam os direitos humanos do povo palestino no território palestino ocupado, incluída Jerusalém Oriental".

Israel ficou só na oposição a um texto sobre a assistência aos refugiados palestinos e recebeu a única companhia do Panamá em outro relacionado com o Golã sírio.

Os documentos aprovados nesta quinta-feira serão apresentadas à Assembleia Geral para sua aprovação definitiva pelo plenário dos 193 países que integram a organização mundial.

Nenhum comentário: