e 2015
O fim inevitável da era dos grupos de mídia
"Para a maioria dos jornais, a
publicidade impressa ainda tem sido o principal motor de faturamento.
Mas tem atingido os piores níveis da história. Em algumas semanas do
último semestre, o faturamento chegou a cair 30% em relação à média
histórica", escreve Luis Nassif, jornalista, em artigo publicado por GGN, 22-10-2015.
Eis o artigo.
Entro no The Guardian para
ler uma reportagem sobre a crise da imprensa inglesa. No meio da página,
o anúncio de um banco brasileiro, provavelmente colocado por um bureau
de anúncios independente do The Guardian.
Como não sou nem assinante, nem leitor habitual do Guardian,
quem analisou meu perfil, nacionalidade, hábitos de consumo e colocou
um anúncio de um banco brasileiro em um jornal inglês foi um bureau. Ou
seja, o jornal não tem mais o controle do ciclo do anúncio.
Os jornais perderam o controle sobre o ciclo da propaganda e sobre a distribuição, desde o momento em que o Facebook e o Google fecharam acordos de distribuição do seu conteúdo. Para conseguir os page views necessários para melhorar o faturamento, tiveram que entregar a ambos parte de seu negócio.
Cada vez mais a publicidade os considerará um ponto da Internet,
competindo com lojas de departamento, blogs independentes, sites de
compras etc. E a maior parte dessa publicidade não passará sequer pelos
bureaus independentes, mas pelas redes sociais, especialmente Google e Facebook.
A reportagem do The Guardian é sobre a "tempestade perfeita" - e não se refere às economias emergentes, mas ao mercado de mídia britânico.
A reportagem do The Guardian é sobre a "tempestade perfeita" - e não se refere às economias emergentes, mas ao mercado de mídia britânico.
Para a maioria dos jornais, a publicidade
impressa ainda tem sido o principal motor de faturamento. Mas tem
atingido os piores níveis da história. Em algumas semanas do último
semestre, o faturamento chegou a cair 30% em relação à média histórica. E
a publicidade digital não deslanchou.
A desaceleração é generalizada. Segundo o Publisher do Daily Mirror,
do aumento de 30% na publicidade digital, 29% foram apropriados pelas
plataformas sociais. A “tempestade perfeita” está a caminho com os
avanços das redes sociais nas estratégias de vídeo. Nos países centrais,
conteúdo pago e Internet estão sufocando rapidamente a TV aberta. E a
tecnologia da TV digital, no caso das abertas, não logrou ganhos
tecnológicos que a viabilizem.
Haverá reflexos inevitáveis sobre o mercado de opinião.
Haverá reflexos inevitáveis sobre o mercado de opinião.
Os grupos de mídia foram os mais relevantes
atores políticos de todo o século 20. Passaram a ter seus poderes
solapados em um passado distante, com a disseminação das FMs; de um
passado recente, com os avanços da TV a cabo. O golpe fatal foi a
tecnologia da Internet e a convergência digital.
Esta semana, na Câmara Federal, foi aprovada a nova Lei de Direito de Resposta, que reduzirá substancialmente o enorme poder da mídia sobre as versões do fato e a construção e destruição de reputações.
A lei implanta definitivamente o direito de
resposta extensivo a todas as formas de comunicação – excetuando os
comentários em meio digital. Obriga a que a resposta seja dada no mesmo
espaço e abrangência do fato. No caso de injúria, elimina a chamada
exceção da verdade – pela qual o veículo lançava uma acusação sem provas
e, depois, para adiar o direito de resposta, exigia do ofendido a
comprovação de que a acusação era infundada.
Nos anos 40 e 50, várias rádios mantinham orquestras e cantores contratados. Nos anos 70 em diante, foi a vez da Rede Globo com seus artistas e redes de correspondentes em todo mundo. Dentro de algum tempo, redações com jornalistas em tempo integral serão peças de um passado distantes, tal e qual os casts da rádio Nacional e da TV Globo.
Nos anos 40 e 50, várias rádios mantinham orquestras e cantores contratados. Nos anos 70 em diante, foi a vez da Rede Globo com seus artistas e redes de correspondentes em todo mundo. Dentro de algum tempo, redações com jornalistas em tempo integral serão peças de um passado distantes, tal e qual os casts da rádio Nacional e da TV Globo.
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