domingo, 7 de setembro de 2008

ELEIÇÕES AMERICANAS - MacCain quer privatizar seguridade social.

Obama ataca McCain e acusa rival de querer privatizar seguridade social.


O candidato democrata à Casa Branca, o senador Barack Obama, criticou neste sábado seu rival republicano John McCain a respeito de suas propostas para a área de seguridade social. O democrata disse que McCain vai enfraquecer o sistema, mirando principalmente os aposentados.

Em um discurso via satélite para a AARP (a Associação Nacional de Aposentados), Obama afirmou que a campanha do republicano já sugeriu restringir o pagamento dos benefícios e elevar a idade para aposentadorias. McCain não endossou essas propostas, mas abriu um flanco para as críticas dos adversários quando disse que "tudo estava na mesa" ao se referir às discussões para a reforma do sistema de seguridade social.

O democrata ainda acusou McCain de querer privatizar uma parcela do sistema de seguridade. O republicano chegou a discutir uma proposta para permitir que jovens trabalhadores possam aplicar partes de sua contribuição ao sistema de previdência em outros investimentos, mas não fez disso uma promessa de campanha.

Não é a primeira vez que o republicano sofre ataques por suas supostas posições sobre a reforma do sistema de seguridade. Na última quarta-feira, a poderosa central sindical americana AFL-CIO convocou um protesto contra McCain, basicamente mencionando as mesmas críticas de Obama ao rival republicano.

O diário econômico "Wall Street Journal" reportou em março que assessores de McCain consideravam ajustes no pagamento de benefícios bem como o aumento da idade de entrada no sistema, como parte de um plano para a previdência social. McCain jamais confirmou ou rechaçou essas idéias.

O porta-voz de sua campanha, Tucker Bounds, afirma que o candidato "sempre prometeu vigorosamente proteger os benefícios do sistema de seguridade social".
Fonte: Folha on line.
Com Associated Press.

Nenhum comentário: