sábado, 26 de maio de 2012

POLÍTICA - Tucanos: quem vai se arriscar?

Tucanos sem plano de voo


Carlos Chagas

Deixando por alguns momentos para trás o deboche da CPI do Cachoeira, a expectativa da Comissão da Verdade e a certeza de que os mensaleiros serão julgados, vale estender a vista para mais longe. Parece óbvio que a presidente Dilma se candidatará a um novo mandato, em 2014. Mesmo antes dos problemas de saúde que o acometeram, o Lula já sustentava o direito de a sucessora valer-se do direito constitucional da reeleição. Apesar de não haver avançado uma só palavra a respeito, é a natureza das coisas que leva à conclusão das pretensões da presidente. Sua evidente popularidade e o grande número de projetos e propostas a médio prazo conduzem a essa evidência.
A pergunta que se faz vem do lado oposto: quem se animará a disputar com ela? Os tucanos encontram-se moralmente obrigados a apresentar um candidato, mesmo sabendo que será para perder. Aqui as coisas enrolam. Geraldo Alckmin aferra-se à perspectiva de continuar no palácio dos Bandeirantes, sendo claras suas possibilidades de conquistar mais um período de governo. Já disputou o palácio do Planalto em condições adversas, não cairá outra vez na armadilha. José Serra, vai ficando cada dia mais claro, permanecerá no abrigo da prefeitura paulistana, claro que se for eleito agora em outubro. Mas se não for, pior ainda.
Sobra mesmo Aécio Neves, preparado para a eleição presidencial, mas de algum tempo para cá, meio desiludido. Entrou em cone de sombra, propositadamente não assumiu o centro do palco. Mineiro, ainda mais neto de Tancredo Neves, não entra em fria. Conhecendo uma possível inclinação nacional pela reeleição de Dilma, torna-se difícil vê-lo marchar para o sacrifício. Muito mais natural seria candidatar-se ao palácio da Liberdade, até pelo impedimento do atual governador Anastásia. Aécio ganharia fácil e se posicionaria para depois. Tem idade bastante para esperar.
Nessa hora, a quem o PSDB recorreria para fazer figuração? Realistas, os tucanos são. Marconi Perilo perdeu as condições, Beto Richa tem sólida âncora assentada no Paraná. Outros governadores do partido carecem de espírito aventureiro. Nas bancadas no Congresso, nem Álvaro Dias nem Aloísio Nunes Ferreira se arriscariam.
Eis aí uma esquadrilha sem plano de vôo, infensa até mesmo a taxiar pela pista.

Nenhum comentário: