sábado, 6 de maio de 2017

Estado Islâmico desenvolve própria rede social - CorreiodoBrasil

Estado Islâmico desenvolve própria rede social - CorreiodoBrasil: Jihadistas têm dependido frequentemente de redes sociais convencionais para comunicações online e para difundir propaganda do grupo
Por Redação, com Reuters – de Londres:
Militantes do Estado Islâmico estão desenvolvendo sua própria plataforma de rede social para evitar repressões de segurança nas comunicações e propaganda do grupo, disse o líder do Serviço Europeu de Polícia (Europol) nesta quarta-feira.

Militantes do Estado Islâmico estão desenvolvendo sua própria plataforma de rede social

O diretor da Europol, Rob Wainwright, disse que a nova plataforma online foi descoberta durante uma operação de 48 horas contra extremismo na Internet na última semana.
– Dentro dessa operação foi revelado que o Estado Islâmico está desenvolvendo sua própria plataforma de rede social. Sua própria parte da Internet para executar seus interesses – disse Wainwright em uma conferência de segurança em Londres. “Isso mostra que alguns membros do Daesh (EI). Pelo menos, continuam inovando nesse espaço”.
Durante uma ação coordenada pela Europol contra o Estado Islâmico e a Al Qaeda. Que envolveu agentes dos Estados Unidos, Bélgica, Grécia, Polônia e Portugal. Mais de 2 mil itens de extermistas foram identificados, hospedados em 52 plataformas de rede social.
Rede sociais
Jihadistas têm dependido frequentemente de redes sociais convencionais para comunicações online. E para difundir propaganda do grupo, com canais privados do aplicativo de mensagens Telegram sendo especialmente populares no último ano.
Companhias de tecnologia, como Facebook e Google, estão sob crescente pressão política para fazer mais para derrubar material extremista online e para tornar mais difícil para que grupos como o Estado Islâmico se comuniquem por meio de serviços criptografados, evitando detecção por serviços de segurança.
Entretanto, Wainwright disse que o Estado Islâmico, ao criar seu próprio serviço, está respondendo à pressão conjunta de agências de inteligência, forças policiais e ao setor de tecnologia, e está tentando encontrar uma saída.
– Nós certamente tornamos muito mais difícil para que eles operem nesse espaço, mas ainda estamos vendo a publicação desses vídeos horríveis, e comunicação sendo operada em grande escala por toda a Internet – disse Wainwright, acrescentando que ele não sabe se vai ser mais difícil tecnicamente derrubar a própria plataforma do Estado Islâmico.
O post Estado Islâmico desenvolve própria rede social apareceu primeiro em Jornal Correio do Brasil.

Nenhum comentário: