domingo, 23 de novembro de 2008

TRANSPORTE - Ampliação do uso de bicicletas nas cidades.

Participantes de conferência defendem ampliação do uso de bicicletas nas cidades brasileiras.

Brasília - A redistribuição do espaço público é a solução para a introdução de bicicletas nas avenidas do Brasil. Essa foi a idéia defendida por Reginaldo Paiva, representante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) durante o encerramento da 1ª Conferência Internacional de Mobilidade por Bicicleta, em Brasília.

Segundo Paiva, cidades como São Paulo podem ter um trânsito mais tranqüilo se fossem feitas adaptações para o uso de bicicletas. De acordo com estudos da CPTM, o sistema viário brasileiro é destinado aos automóveis, o que dificulta as transformações nas estradas e no comportamento da sociedade.

Em São Paulo já foram construídos 14 bicicletários em estações ferroviárias. Os locais são destinados àqueles que se deslocam até a estação de bicicleta e não contam com espaço para deixar os equipamentos. O objetivo é estimular o uso de bicicletas em trajetos diários, como o de casa para o trabalho.

Planos estão sendo criados para que bicicletários sejam criados em todo o país. “Não queremos que as pessoas abandonem os seus carros, mas que aprendam uma forma saudável e econômica de locomoção.”, afirmou o diretor da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), Fernando Lobo.

A conferência fez parte do “Bicicultura – bicicletas para um mundo melhor”, evento organizado pela UCB e pela ONG Rodas da Paz.
Fonte:Agência Brasil.

Nenhum comentário: