terça-feira, 18 de novembro de 2008

CUBA - Fidel está bem de saúde e poderia voltar....

“Fidel está bem de saúde e poderia voltar ao poder; creio que não o deseja”

O especialista espanhol, que foi convocado com urgência para a ilha em 2006 para atender ao líder cubano, falou exclusivamente com PERFIL sobre o atual estado de saúde de Fidel Castro. Embora ele não tenha dito qual era a doença que o levou à beira da morte, contou detalhes de como ele é como paciente. "Pergunta tudo o que se vai fazer", disse ele. Tal como há dois anos, Garcia Sabrido insistiu que Castro nunca teve câncer e que hoje está em perfeitas condições, vivendo uma vida normal. Ele elogiou Obama não obstante o fato de que não se deve ter ilusões com o novo presidente norte-americano.

16 de novembro de 2008. - José Luis Garcia Sabrido se parece com um extra pronto para filmar um filme sobre a Guerra Civil Espanhola: magro, muito sério, bigodes da década de 1930, corretíssimo para pronunciar o castelhano de Madri. No entanto, por causa de suas ideias, seria do lado republicano, como seu pai e avô, que colaboram, nada menos que, com a fundação do Partido Socialista Obrero Español. Há décadas, Garcia Sabrido simpatiza com a revolução cubana que foi dirigida por quem é hoje seu paciente mais famoso. Por isso, muitos não acreditaram nele quando ele disse, em Dezembro de 2006, vários meses após a crise de saúde que estava prestes a matar-lo, que Fidel Castro estava se recuperando de uma "doença não maligna". Excluía assim o câncer de cólon que, se suspeitava, ele poderia ter. Mas ele nunca deu detalhes de qual foi a doença que o obrigou a deixar o poder nas mãos de seu irmão Raul. Não o revelará ainda agora, por razões de ética médica, durante a entrevista que deu a PERFIL: “Fidel Castro sempre foi muito zeloso por sua vida privada e por isso respeitamos seu direito à intimidade”, afirmou. No entanto, ele deu detalhes sobre o amplo contexto da sua recuperação. "Hoje, Fidel está bem, tem uma vida normal e poderia retornar ao poder, se tivesse vontade. Não há qualquer impedimento físico, ou médico ", disse ele.

—Então, Fidel Castro não teve câncer?

—Não teve câncer, não, não. A mídia interessada em dizer que um líder como o Presidente Castro (sic) tinha uma doença terminal saíram dizendo isso e eu simplesmente informei que não era o caso. Não acreditaram em mim. Eles disseram que eu estava atrasando uma notícia que iria acontecer mais cedo ou mais tarde. A verdade é que hoje Fidel Castro está vivo e muito ativo. Esta semana, sem ir mais longe foi liberada uma foto de um encontro com um membro da Igreja Ortodoxa Russa.

— E de que o operaram?

—Foi operado por uma doença benigna que se complicou e que não revelarei. Imagine se seu pai ou sua mãe tem um problema de saúde que não pretende divulgar... Mas posso dizer que foi submetido a cirurgias urgentes reiteradas vezes e com complicações.

— Como ele está agora?

—Fidel está muito bem, não é necessário ter maior cuidado e tem uma vida normal. Escreve regularmente as suas Reflexiones del Comandante, que geralmente não estão ligadas à política diária. Tornou-se uma espécie de filósofo da política mundial.

--Poderia voltar ao poder ou tem alguma deficiência física?

—Deveria se perguntar a ele, mas se renunciou a postulante (ao cargo de Presidente do Conselho de Ministros) talvez seja porque não está interessado. Possivelmente, está em outra fase da vida, mais reflexiva. Acho que ele não quer voltar. Cedeu o poder a uma segunda linha de funcionários em quem confia e com quem está muito satisfeito.

—Foi difícil como paciente?

—Não foi o meu paciente mais difícil. Foi muito curioso e com grande caráter, mas disciplinado para com os pareceres médicos. Já tive outros casos de pacientes anônimos, muito mais difíceis (esboça um sorriso) que não aceitam que determinadas doenças requerem um alto grau de intervencionismo. Fidel é muito inquieto, sempre me pediu em pormenores aquilo que íamos fazer, como faz com tudo. É o problema de lidar com uma pessoa de cultura: Pergunta, pergunta, pergunta e se tem que responder, responder, responder.


Garcia Sabrido é chefe do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Gregorio Marañón, pertencente à Complutense de Madri. Se bem que cuidar e salvar a vida de Fidel Castro o tenha tornado mundialmente famoso, há muito tempo é uma autoridade em tumores gastrointestinais e tem desenvolvido diversas técnicas para resolver infecções na cavidade abdominal.
Fonte: Blog do Velho Comunista.

Nenhum comentário: