segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ARTISTA BRITÂNICO DEIXA MIL TELAS NAS RUAS DE LONDRES.

Adam Neate diz que não se importa que suas telas acabem no eBay
Um artista britânico abandonou mil de suas telas - avaliadas em cerca de US$ 1,5 milhão - nas ruas de Londres, neste fim de semana, como um presente para o público.

Pouco antes da meia-noite de sexta-feira, Adam Neate e seus assistentes deixaram os quadros em diversos pontos da capital britânica, Londres.

O artista teve a idéia de abandonar as telas nas ruas, sob pontes, em parques públicos ou em ferrovias para que quem quisesse as levasse para a casa, ao se lembrar do começo difícil de sua carreira.

O artista, de 31 anos, disse que quando começou a pintar ninguém queria comprar seu trabalho.

Pessoas com quem dividia sua casa obrigavam-no a se desfazer de suas pinturas, que Neate levava a lojas de artigos de segunda mão ou simplesmente abandonava na rua.

Mais tarde, o sucesso comercial chegou. "Minhas pinturas são vendidas por valores de US$ 1,5 mil a US$ 7,5 mil. Calculo então que estou dando de presente cerca de US$ 1,5 milhão", afirmou.

"Para alguns, os meus quadros não teriam nenhum valor, talvez joguem no lixo. Talvez uma pessoa goste deles pelo que são, sem saber nada sobre mim, e os preserve", disse o artista, que admite preferir a segunda opção.

eBay

Neate diz que seu projeto não representa um protesto contra o mercado de arte.

Talvez por isso ele não tenha se importado com o fato de que, poucas horas depois de suas obras serem deixadas nas ruas, algumas apareceram no website de leilões eBay.

"Os seres humanos são humanos e todo mundo gosta de ganhar dinheiro", afirmou.

"Eu não tenho nada contra as pessoas colocarem (as telas) no eBay - e se isso as ajuda para o Natal..."

Algumas das telas oferecidas no site alcançaram lances de mais de US$ 1,5 mil, enquanto outras começaram com ofertas mais modestas, como US$ 1,50.
Fonte:BBC BRASIL.

Nenhum comentário: