quarta-feira, 3 de março de 2010

MÍDIA - Portal Brasil.

Do blog BALAIO DO KOTSCHO.

Governo coloca no ar o Portal Brasil

Acabei ficando mais tempo em Brasília do que planejara, mas valeu a pena. A convite do presidente Lula, fiquei para ver o lançamento do Portal Brasil, um mega projeto do governo federal, que consumiu três anos de trabalho da Secom e da TV1, a empresa dos meus velhos e bons amigos Sergio Motta Mello e Selma Santa Cruz contratada para colocar este serviço público eletrônico no ar.

Serviço público, no caso, não é força de expressão. Além de notícias sobre o governo e o país, vídeos, infográficos, reportagens e mini-sítios, o portal oferece aos 66 milhões de internautas brasileiros todas as informações de mais de 500 serviços públicos _ de como tirar carteira de motorista até dicas para procurar um novo emprego. Para ter acesso, basta clicar no alto da home à esquerda.

Sei que sou suspeito para falar sobre este novo produto da web, por minhas antigas relações com todos os responsáveis pelo projeto _, entre outros, os ministros Franklin Martins e Paulo Bernardo, e o secretário executivo da Secom, Ottoni Fernandes _, mas fiquei impressionado com a qualidade e a quantidade de conteúdo produzido para o Portal Brasil, que ainda está em construção e, obviamente, jamais ficará pronto.

Por enquanto, apenas 30% do planejado foi colocado no ar, mas já dá para se ter uma bela idéia do alcance do portal, que tem acesso específico para os usuários de acordo com seus interesses. Empreendedores, estudantes, imprensa e trabalhadores são os primeiros setores da sociedade contemplados com sites customizados.

Ao explicar como o sistema funciona, a coordenadora Silvia Sardinha, funcionária da CEF com 30 anos de carreira, chamada a “mãe do portal”, emocionou-se e emocionou a platéia no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo enquanto o Palácio do Planalto está em obras.

Depois de mostrar a reportagem sobre uma escola modelo na periferia de Teresina, considerada a melhor do país, e colocar professores e alunos no link para conversarem ao vivo com o presidente Lula, não sobrou quase nada para ele falar. Foi um dos mais breves discursos do seu tempo de governo.

Em português, inglês e espanhol, há informações sobre o Brasil em todas as áreas, não só do período do atual governo, mas desde o tempo do Império, de galerias de arte à prestação de contas dos orgãos públicos. Foram investidos no projeto R$ 11 milhões e chegaram a trabalhar na sua criação 130 profissionais. A partir de hoje, serão 70 para fazer as atualizações e produzir novos conteúdos.

É um mundo de informações que fica difícil retratar no espaço de um blog. Por isso, acho melhor parar de escrever e convidar os caros leitores a conhecerem pessoalmente o Portal Brasil ( www. brasil.gov.br) e a enviarem comentários ao Balaio, contando o que acharam, com críticas e sugestões.

Nenhum comentário: