Israel anuncia construção de mais casas em Jerusalém e irrita palestinos
Mesmo com a reprovação dos outros países da comunidade internacional, incluindo o aliado histórico Estados Unidos, o governo israelense anunciou nesta quarta-feira a construção de mais vinte casas para colonos judeus em Jerusalém Oriental. A divulgação do projeto foi feita por Elisha Peleg, do conselho municipal da região, um dia após a reunião entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanhayu e o presidente americano, Barack Obama, em Washington.
O território é reinvindicado pela Autoridade Palestina como futura capital de um estado livre e independente, mas a construção de mais assentamentos já recebeu até o aval de Netanhayu, apesar do impacto negativo sobre as negociações de paz entre israelenses e palestinos.
Nos Estados Unidos, não foram divulgados detalhes do encontro entre o premiê israelense e Obama. A Casa Branca se limitou a informar que "o clima foi bom".
Os funcionários do primeiro escalão do governo palestino reagiram com irritação ao anúncio de novas construções: "Quando falamos paz ou assentamento, parece que ele (Benjamin Netanhayu) prefere os assentamentos", disse Saeb Erekat, integrante da comissão das negociações de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário